Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Presidente da Codevasf destaca ações na bacia do São Francisco em seminário no Ceará
conteúdo

Notícias

Presidente da Codevasf destaca ações na bacia do São Francisco em seminário no Ceará

O seminário “Água Innovation – soluções e inovações para a segurança hídrica” promove a partir da tarde desta quarta-feira (21) o debate sobre a gestão eficaz de recursos hídricos, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, participa do evento e vai ser uma das palestrantes no painel “São Francisco – gestão e impactos econômicos e sociais”, amanhã (22), às 13h30.
publicado: 21/06/2017 15h01, última modificação: 20/06/2018 17h37

Experiência da Companhia na gestão de recursos hídricos integra programação do “Água Innovation”, que reúne especialistas em Fortaleza até quinta-feira (22)

O seminário “Água Innovation – soluções e inovações para a segurança hídrica” promove a partir da tarde desta quarta-feira (21) o debate sobre a gestão eficaz de recursos hídricos, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, participa do evento e vai ser uma das palestrantes no painel “São Francisco – gestão e impactos econômicos e sociais”, amanhã (22), às 13h30.

Kênia Marcelino vai apresentar a experiência da Codevasf na gestão de recursos hídricos nas bacias hidrográficas na área de atuação empresa, destacando ações de revitalização ao longo da bacia do São Francisco, como esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, controle de processos erosivos e sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais. As ações, executadas pelo governo federal, contribuem para o aumento da quantidade e da qualidade da água do rio.

“São ações de recuperação hidroambiental, que visam ao aumento da recarga dos aquíferos, à redução do fluxo das enxurradas, a maior infiltração da água no solo, à redução do carreamento de sedimentos, por meio de intervenções como: bacias de captação de águas pluviais, estradas ecológicas, reflorestamento e revitalização SFproteção de matas e topos de morros e educação ambiental”, explica a presidente da Codevasf.

Desde 2007, por meio do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas, a Companhia tem desenvolvido de forma permanente e integrada ações de revitalização ao longo da bacia do rio São Francisco com foco na preservação, conservação e uso sustentável do rio. As ações atingem, direta ou indiretamente, a vida de mais de 18 milhões de pessoas em uma área superior a 600 mil quilômetros quadrados.

O painel “São Francisco – gestão e impactos econômicos e sociais” será presidido pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Marlon Carvalho Cambraia, e contará ainda com o palestrante Joaquim Gondim, superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA).

Segurança hídrica

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf) também deve ser abordado pela presidente da Codevasf no seminário. O empreendimento do governo federal vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além de gerar emprego e promover a inclusão social.

O Pisf tem extensão de 477 quilômetros, organizados em dois Eixos – Norte e Leste – de transferência de água. A obra engloba a construção de nove estações pisfde bombeamento, 27 reservatórios, quatro túneis, 13 aquedutos, nove subestações e 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão.

A Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, será responsável pela operação e manutenção do projeto, após a conclusão das obras.

Debate entre especialistas

O “Água Innovation” é organizado pelo Sindicato das Construtoras do Estado do Ceará e Instituto Future de Juventude, Promoção, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é estimular o debate, com a presença de especialistas dos setores público e privado, a fim de conscientizar a sociedade sobre o uso racional da água e a importância desse recurso natural para a vida e para o desenvolvimento sustentável.

Além do tema “São Francisco – gestão e impactos econômicos e sociais”, os participantes vão debater: “Inteligência na gestão de águas”, “Gestão de crise de água nas cidades”, “Qualidade na água, Inovação na gestão de águas” e “Programa Água para todos”.

Após a realização do seminário, os organizadores devem produzir um documento mostrando o esforço e o compromisso em favor de um modelo de gestão pública dos recursos ambientais.

Serviço

Seminário: Água Innovation – soluções e inovações para a segurança hídrica
Quando: 21 e 22 de junho (quarta-feira e quinta), das 13h às 19h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Oeste. Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza, CE.

Painel: São Francisco – gestão e impactos econômicos e sociais
Quando: 22 (quinta), às 13h30
Presidente da mesa: Marlon Carvalho Cambraia, secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.
Palestrantes: Kênia Régia Anasenko Marcelino, presidente da Codevasf, e Joaquim Gondim, superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA)
Case: Experiência Americana de Transposição – Palestrante: Larry Simpson, consultor de Recursos Hídricos (EUA)
Debatedores: Raimundo Gomes de Matos, deputado federal e presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras do São Francisco na Câmara, e Carlos Matos, deputado estadual e presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do São Francisco na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Informações sobre o evento: http://especial.opovo.com.br/seminarioaguainnovation/

Imagens ilustrativas:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157685334232735

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf