Document Actions
Codevasf sobe para Nível 2 no Indicador de Governança das empresas estatais

Codevasf sobe para Nível 2 no Indicador de Governança das empresas estatais

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) recebeu em maio o certificado de Nível 2 do IG-Sest – o Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). No resultado deste segundo ciclo de certificação, a nota da Companhia subiu de 2,44 (Nível 4) para 5,3 (Nível 2) – uma melhora de 117% na performance de governança.

“Sem dúvidas é muito importante para a Codevasf esse crescimento, pois mostra às esferas dos governos federal, estaduais e municipais o comprometimento da empresa em melhorar seus processos internos, buscando alinhá-los com o que há de mais moderno na iniciativa privada. Esse resultado destaca o trabalho da Área de Gestão Estratégica, com a colaboração das demais áreas da Companhia”, avalia o gerente de Planejamento e Estudos Estratégicos da Codevasf, Daniel Pereira Costa.

Entre as melhorias implementadas pela Codevasf estão a elaboração e adequação de  instrumentos normativos alinhados com as novas práticas de governança exigidas pela legislação, como aprovação do novo Código de Conduta Ética e Integridade, divulgação do Relatório de Sustentabilidade, realização de capacitação para os administradores e conselheiros fiscais, entre outras.

No total, 47 empresas estatais de controle direto da União foram avaliadas no segundo ciclo de certificação. De acordo com o Ministério do Planejamento, o terceiro ciclo terá uma evolução do IG-Sest, que deixará de ser um indicador focado apenas na conformidade das empresas em relação às exigências das novas legislações e passará a ter um viés de efetividade.

“No próximo ciclo, com a atuação da Secretaria de Gestão de Riscos e Controles Internos, dos Comitês de Elegibilidade e de Auditoria Estatutário e, também, com o atendimento de outros requisitos avaliados pela Sest/MP, acreditamos que a empresa terá êxito em demonstrar a efetividade no cumprimento das exigências da legislação”, explica o gerente de Planejamento e Estudos Estratégicos da Codevasf.

Sobre o IG-Sest

O Indicador de Governança tem como objetivo avaliar e promover o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei nº 13.303/2016, pelo seu decreto de regulamentação (Decreto nº 8.945/2016) e pelas diretrizes estabelecidas nas IGSestresoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR). O prazo para o cumprimento dos requisitos é 30 de junho de 2018.

A metodologia de avaliação do IG-Sest contempla três dimensões: Gestão, controle e auditoria; Transparência das informações; e Conselhos, comitês e diretoria. A partir do desempenho geral, as empresas estatais são certificadas em um dos quatro níveis de governança.

Segundo Daniel Pereira Costa, a certificação promovida pelo Ministério do Planejamento mostra para a sociedade que as empresas públicas estão se modernizando e buscam implementar as melhores práticas de mercado e o maior nível de excelência. “Consideramos o IG-Sest um indicador importante pois está fazendo as empresas se movimentarem para, além de atender as exigências da legislação, buscarem a melhoria da gestão e governança corporativa”, afirma.

Mais sobre o IG-Sest: http://www.planejamento.gov.br/empresas-estatais-igsest

atualizado em 30/05/2018 17:00