Document Actions
Codevasf inaugura Estação de Tratamento de Esgoto no município de Arcos (MG)

Codevasf inaugura Estação de Tratamento de Esgoto no município de Arcos (MG)

Obra beneficiará 35 mil pessoas e auxiliará na despoluição do córrego Arcos; investimentos federais somam R$ 17,5 milhões

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inaugurou nesta sexta-feira (25) uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Arcos (MG), município situado na região do Alto São Francisco. A obra recebeu investimentos federais de R$ 17,5 milhões e integra o conjunto de ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A ETE e o sistema de coleta de esgoto associado a ela beneficiarão 35 mil pessoas e contribuirão para a despoluição do córrego Arcos. Participaram da solenidade de inauguração da estação o presidente da Codevasf, Avelino Neiva; o superintendente da Companhia em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues; e o prefeito de Arcos, Denilson Teixeira, entre outras autoridades.

O sistema de esgotamento implantado em Arcos é composto por 4.500 metros de emissários de esgoto; estrutura de tratamento preliminar; estação elevatória e estação de tratamento. A ETE possui oito lagoas anaeróbicas, duas lagoas de polimento e maturação e uma lagoa facultativa – essas estruturas serão usadas na rotina de tratamento dos esgotos. O sistema foi planejado para comportar o tratamento de esgoto do município por mais de 20 anos.

ETE Arcos“Aos benefícios ambientais de um sistema de esgotamento sanitário soma-se o impacto positivo para a saúde da população. O conjunto de estruturas de coleta e tratamento auxiliará a comunidade a proteger suas reservas de água para múltiplos usos e a evitar a incidência de doenças”, destaca o presidente da Codevasf, Avelino Neiva.

O superintende da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, ressalta que um dos principais focos da Companhia na região, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, é promover o aumento da qualidade da água. “Na implantação dessa ETE está uma das principais maneiras de alcançarmos esse resultado, principalmente em municípios próximos às margens do São Francisco”, explica.

“Este é um sonho que se realiza e que transformará de forma significativa a vida dos moradores da Zona Norte de Arcos, que há anos sofre com o mau cheiro da ETE antiga. Além do significado ambiental, a nova ETE de Arcos tem um forte significado social, pois reflete diretamente na qualidade de vida e no bem-estar da população”, diz o prefeito do município, Denilson Teixeira.

Veja fotografias:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157695529737641

atualizado em 25/05/2018 14:59