Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Codevasf beneficia comunidade rural do entorno do Distrito Federal
conteúdo

Notícias

Codevasf beneficia comunidade rural do entorno do Distrito Federal

Jovens da comunidade rural “Café sem Troco”, que faz parte da região administrativa do Paranoá (DF), receberam, na última semana, mais de mil e novecentos donativos arrecadados durante a campanha da Codevasf realizada por meio da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas/Gerência de Desenvolvimento Territorial/Projeto Amanhã, no segundo semestre de 2016.
publicado: 14/03/2017 09h11, última modificação: 20/06/2018 17h35

Jovens da comunidade rural “Café sem Troco”, que faz parte da região administrativa do Paranoá (DF), receberam, na última semana, mais de mil e novecentos donativos arrecadados durante a campanha da Codevasf realizada por meio da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas/ Gerência de Desenvolvimento Territorial/ Projeto Amanhã, no segundo semestre de 2016.


Entre os itens arrecadados estavam roupas, calçados, brinquedos, fraldas, maquiagem, bijuterias, bolsas, roupas de cama, mesa e banho e outros objetos. Todo o material foi recolhido entre os empregados da sede da empresa em Brasília (DF). “A campanha foi um sucesso. E esse evento só foi possível graças aos profissionais da Codevasf que fizeram suas doações. Todos participaram, empregados, familiares dos funcionários, terceirizados. Nunca arrecadamos tanto,” destacou a coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva.

“O apoio foi muito importante, tanto para os adultos, quanto para as crianças da comunidade. Temos em torno de 2 mil crianças e precisamos do apoio de todos”, disse o prefeito da comunidade, Isaac Antônio.


Ao todo, mais de 150 pessoas, sendo 60 crianças e pessoas com necessidades especiais participaram da ação. “Eu gostei muito do meu presente. Fiquei muito feliz”, conta o jovem João Vitor de Souza Xavier. A pequena Cláudia de Jesus Santos também ficou satisfeita com os presentes recebidos. “Ganhei diversos presentes, foi maravilhoso”, conta.“Foi muito bom, nossas crianças ficaram muito felizes”, disse o jovem José Carlos Eduardo.

Café sem Troco


Com 12 mil habitantes, a Café sem Troco surgiu em 1975, a partir de um pequeno estabelecimento comercial que servia de opção para quem passava pelo trecho ainda de terra da BR-251, na altura do entroncamento com a DF-130. A comunidade fica a 56 km de distância do centro de Brasília.
“A gente gostou bastante da iniciativa da Companhia. Temos muitos jovens aqui na comunidade, são jovens na faixa etária de 14 a 19 anos que precisam muito desse tipo de ajuda e de cursos de qualificação profissional”, destacou o jovem Leonardo Nunes, secretário de tecnologia de informação da Comunidade. A dona Elita também ficou satisfeita com a iniciativa. Ela ganhou fraldas geriátricas para o pai. “Eu achei muito bom, agradeço à Codevasf porque a gente precisa muito”, conta.

A comunidade faz parte da área de atuação da Codevasf, integrante da bacia hidrográfica do rio São Francisco. O Projeto Amanhã é uma iniciativa social da Codevasf que incentiva a permanência dos jovens no campo por meio da qualificação profissional. As capacitações são gratuitas e ocorrem de acordo com as demandas do mercado local, regional e nacional. O Projeto já capacitou cerca de 28 mil jovens nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

A finalidade do projeto é fomentar a organização e a capacitação dos jovens rurais na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino fundamental, oferecendo qualificação e preparação para obtenção do primeiro emprego e para atuarem com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais