Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Ampliação de sistema de abastecimento de água vai beneficiar comunidade rural do semiárido mineiro
conteúdo

Notícias

Ampliação de sistema de abastecimento de água vai beneficiar comunidade rural do semiárido mineiro

Mais de 140 famílias da comunidade rural de Poções de Santa Cruz, no município de Janaúba, semiárido mineiro, terão o acesso a água reforçado. Elas serão beneficiadas pela Codevasf com a ampliação de sistema simplificado de abastecimento de água, obra que teve ordem de serviço assinada pelo superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues.
publicado: 06/04/2017 14h57, última modificação: 20/06/2018 17h36

Será construído reservatório com capacidade de 100 mil litros de água e implantada rede de distribuição com 3 mil metros de tubulação; ordem de serviço já foi assinada

Mais de 140 famílias da comunidade rural de Poções de Santa Cruz, no município de Janaúba, semiárido mineiro, terão o acesso a água reforçado. Elas serão beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a ampliação de sistema simplificado de abastecimento de água, obra que teve ordem de serviço assinada pelo superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues.

As obras têm previsão de conclusão ainda no final deste semestre. De acordo com o projeto, será construído um reservatório com capacidade de armazenamento de 100 mil litros de água e implantada uma rede de distribuição com extensão de 3 mil metros de tubulação. A fonte hídrica do sistema de abastecimento, no qual já estão sendo montadas as bombas de captação de água, será a barragem do Bico da Pedra, construída em 1978 pela Codevasf entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha para atendimento aos projetos públicos de irrigação Gorutuba e Lagoa Grande.

“Os efeitos da estiagem que assola o Norte de Minas nos impeliram a negociar, com a empresa executora da obra, a antecipação de sua conclusão. Inicialmente, ela poderia ficar pronta até dezembro, mas obtivemos compromisso de que o sistema estará disponível para uso pela comunidade ainda neste semestre”, afirmou Rodrigo Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais. Os recursos que viabilizam a ação são do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emenda parlamentar.

Para o agricultor e dirigente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Poções de Santa Cruz, Warley André da Silva, a obra vem resolver definitivamente um dos maiores problemas da comunidade, já que o sistema hoje em operação foi construído há quase 15 anos e, além de não atender a atual demanda, já está em situação precária.

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157680282769051

Ouça notícias da Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf