Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Evento apoiado pela Codevasf no Maranhão vai debater fruticultura
conteúdo

Notícias

Evento apoiado pela Codevasf no Maranhão vai debater fruticultura

“Fruteiras nativas e sustentabilidade” é o tema do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, evento apoiado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que começa no domingo (16) e vai até o dia 21 de outubro em São Luís, Maranhão.
publicado: 11/10/2016 10h49, última modificação: 01/11/2022 14h36

O público esperado é de 1,2 mil participantes entre pesquisadores, professores, estudantes, produtores, ONGs, empresas públicas e privadas

“Fruteiras nativas e sustentabilidade” é o tema do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, evento apoiado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que começa no domingo (16) e vai até o dia 21 de outubro em São Luís, Maranhão.

O congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e realizado conjuntamente pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Governo do Estado do Maranhão.

O público esperado é de cerca de 1,2 mil participantes entre pesquisadores, professores, estudantes, produtores, ONGs e empresas públicas e privadas – que, juntos, irão traçar um amplo painel das mudanças e das perspectivas do setor.

O agrônomo e analista em desenvolvimento regional da Codevasf Fabrício Marques Rodrigues será o coordenador da mesa redonda que irá discutir os impactos econômicos e na produção gerados pela cobrança da água na fruticultura.

Para o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, o apoio à atividade de fruticultura gera resultados extremamente importantes para a economia do país. “Mesmo diante de um cenário marcado por estiagem prolongada, os números MELAOcomprovam um avanço significativo em termos de desenvolvimento regional nas áreas dedicadas à produção de frutas que recebem apoio da Codevasf”, comenta.

A programação do evento prevê a realização de conferências, minicursos, mesas redondas, visitas técnicas e a apresentação de pôsteres, que abordarão temas relevantes e tendências do setor como “Mercado e difusão das frutas nativas”, “Qualidade e uso da água na fruticultura”, “Indicação geográfica para a fruticultura: experiências, desafios e oportunidades”, “Agroecologia e a fruticultura” e “Frutas na indústria”.

Durante o Congresso será entregue o Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura, concedido ao melhor trabalho de iniciação científica e às melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidas nos últimos cinco anos na área de fruticultura.

Mais informações sobre o Congresso em http://www.fruticultura2016.com.br

Fruticultura irrigada

A Codevasf tem, sob sua responsabilidade, 34 projetos públicos de irrigação no Vale do São Francisco, alguns deles implantados na década de 70. Em 2015, esses projetos alcançaram 3,5 milhões de toneladas de alimentos produzidas - frutas, em sua maior parte -, faturamento bruto de R$ 2,4 bilhões e 296 mil empregos gerados, entre diretos (118 mil) e indiretos (178 mil).

Considerando-se o número de propriedades, a agricultura familiar predomina nos projetos: são 10,4 mil lotes familiares e 1,3 mil lotes empresariais. Uva, manga, banana, limão, mamão, caju e maracujá estão entre as frutas cultivadas nos projetos.


Fotografia:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157639841732344

Ouça as notícias da Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf