Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016
conteúdo

2016

por acp publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h57

Codevasf marca 515 anos de descoberta do São Francisco com plantios e peixamentos

Aroeira, araçá, gonçalves alves e pitombeira. Com o plantio simbólico de mudas nativas nas nascentes do São Francisco, no município de Urucuia, norte de Minas gerais, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marca, nesta terça-feira (04), a passagem de 515 anos de "descoberta" do rio, um feito atribuído aos navegadores Américo Vespúcio, genovês, e André Gonçalves, português. O ato será coordenado pelo diretor de revitalização de bacias hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra.

por Walter Moura Costa publicado 03/10/2016 12h41 Notícia

Para promover sustentabilidade, Codevasf adere ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública

O compromisso da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a promoção de práticas sustentáveis foi fortalecido nesta segunda-feira (3) com a adesão da empresa ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O termo de adesão ao programa foi assinado na sede da Companhia, em Brasília, e prevê que Codevasf e MMA integrem esforços para desenvolver projetos voltados à inserção de forma consistente da variável socioambiental no seu cotidiano.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 03/10/2016 20h21 Notícia

Em Petrolina, ação de repovoamento marca 515 anos de descoberta do São Francisco

Com um peixamento simbólico à margem esquerda do rio São Francisco, no projeto público de irrigação de Bebedouro, zona rural de Petrolina (PE), a 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marcou a passagem de 515 anos de descoberta do rio São Francisco – feito atribuído aos navegadores Américo Vespúcio, genovês, e André Gonçalves, português, em 4 de outubro de 1501.

por pr.acp publicado 04/10/2016 16h02 Notícia

Aniversário de 515 anos do São Francisco tem peixamento e palestras em Penedo

As águas do São Francisco na altura do Porto das Balsas, em Penedo, foram repovoadas com milhares de alevinos de espécies nativas para marcar, em Alagoas, a passagem de 515 anos de descobrimento do rio pelos navegadores Américo Vespúcio, genovês, e André Gonçalves, português, em 4 de outubro de 1501. A ação da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) incluiu ainda palestras sobre as ações de revitalização, direcionadas a estudantes da região.

por pr.acp publicado 04/10/2016 16h28 Notícia

Presidente da Codevasf participa de reunião da bancada do Nordeste que discutiu renegociação de dívidas de agricultores

A sanção da lei 13.340/16, que autoriza a renegociação de dívidas de crédito rural de agricultores principalmente do Nordeste e do Norte do Brasil, foi o tema da reunião desta quarta-feira (05) da bancada parlamentar do Nordeste no Congresso Nacional da qual participou a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino. A medida beneficia agricultores pessoas físicas dos projetos públicos de irrigação da Codevasf. A reunião, no anexo IV da Câmara de Deputados, em Brasília, foi presidida pelo deputado federal Júlio César (PSD-PI), coordenador da bancada e relator da Medida Provisória (MP 7833), que originou a legislação.

por pr.acp publicado 05/10/2016 14h53 Notícia

Peixamento da Codevasf em Sergipe marca 515 anos de descoberta do Velho Chico

Um peixamento simbólico realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe deu continuidade nesta quarta-feira (05) às atividades de celebração do aniversário de 515 anos de descoberta do rio São Francisco, feito atribuído aos navegadores Américo Vespúcio, genovês, e André Gonçalves, português, em 4 de outubro de 1501.

por pr.acp publicado 05/10/2016 16h36 Notícia

Plantio de mudas em área de nascente marca passagem de 515 anos do São Francisco em Minas

O plantio simbólico de mudas das espécies nativas aroeira, araçá, gonçalves alves e pitombeira no município de Urucuia, Minas Gerais, integrou as ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta semana, quando se celebra a passagem dos 515 anos de “descoberta” do rio São Francisco - um feito atribuído aos navegadores Américo Vespúcio, genovês, e André Gonçalves, português. As mudas foram plantadas nos arredores de uma nascente localizada na Fazenda Santa Izabel, situada na microbacia do Córrego Bonito, na sub-bacia do Urucuia.

por pr.acp publicado 05/10/2016 17h39 Notícia

Seminário da Codevasf no Norte de Minas comprova sucesso da apicultura no semiárido

Um crescimento, até 2020, de 68% na produção, de 70% no faturamento e de 44% no número de produtores associados é o que espera o presidente da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), Luciano Fernandes, um dos participantes do 13° Seminário de Apicultura do Norte de Minas, evento promovido conjuntamente pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Emater/MG, Sebrae/MG e Senar/MG que reuniu nesta quinta-feira (06) cerca de 400 participantes em Montes Claros (MG).

por fernanda.matos publicado 06/10/2016 16h50 Notícia

Obras de proteção do São Francisco na Bahia serão concluídas em novembro

Serão concluídas até o final de novembro deste ano as obras de contenção de processos erosivos nas margens do rio São Francisco executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com o Governo do Estado da Bahia em Malhada e Sítio do Mato, região do Médio São Francisco. A execução envolve recursos federais da ordem de R$ 34 milhões e já chega a 95%.

por Walter Moura Costa publicado 07/10/2016 09h40 Notícia

Ação da Codevasf leva água a três mil moradores do Polígono da Seca no Norte baiano

Cerca de 3 mil moradores da zona rural no Norte da Bahia – uma região inserida no Polígono da Seca – terão, até o final deste ano, alívio em meio a um quadro de estiagem severa e prolongada: por meio de uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), uma centena de poços tubulares estão sendo perfurados e instalados em comunidades rurais difusas de 20 municípios, levando água de lençóis freáticos no subsolo para quem sofre com a escassez de chuvas.

por Walter Moura Costa publicado 10/10/2016 13h10 Notícia