Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016
conteúdo

2016

por acp publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h57

Piscicultores e marisqueiras se reúnem para debater projetos apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí

Piscicultores, marisqueiras, pescadores e catadores de caranguejo estarão reunidos nesta terça-feira (06) no IV Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Norte do Piauí. O evento será das 8h às 17 hs, no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Parnaíba.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 02/12/2016 13h02 Notícia

Codevasf firma com estado de Alagoas e municípios compromisso conjunto para saneamento ambiental

Governos federal, estadual e municipais vão unir forças para, juntos, fazerem com sucesso o saneamento ambiental do Vale do São Francisco alagoano. O compromisso foi firmado nesta sexta-feira (02) na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas, situada em Penedo, com a assinatura de termos de cooperação técnica que determinam a conjugação de esforços para o acompanhamento da execução e da fiscalização de obras de sistemas de esgotamento sanitário.

por pr.acp publicado 02/12/2016 17h10 Notícia

Mais de 60 artesãos expõem seus produtos no 15º Feirão de Artesanato do Baixo São Francisco

Começou nesta sexta-feira, 2, em Aracaju (SE), a 15ª edição do Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco. A feira promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) reúne mais de 60 artesãos e produtores familiares. Durante o evento, que se estende até o dia 4 de dezembro, serão comercializados produtos típicos como peças em cerâmica, bordados, artesanato em palha, além de exemplos da culinária regional.

por fernanda.matos publicado 02/12/2016 17h23 Notícia

Contribuição da Codevasf vai acelerar duplicação da BR-101 em Alagoas

A duplicação da BR-101 em Alagoas – uma das mais importantes vias de circulação de mercadorias e serviços e escoamento da produção agroindustrial do Brasil –, terá suas obras aceleradas com a contribuição da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Nesta sexta-feira, a presidente da Companhia, Kênia Marcelino, formalizou a doação, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de uma área de aproximadamente 71.265 m².

por pr.acp publicado 03/12/2016 11h00 Notícia

Produtores de projeto da Codevasf representam a Bahia em confederação nacional de bananicultores

Os produtores de banana do projeto público de irrigação Formoso – implantado e gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano – têm agora a responsabilidade de representar os agricultores de todo o estado junto à recém-reativada Confederação Nacional dos Bananicultores (Conaban), que ressurge com o objetivo de buscar avanços para a bananicultura brasileira junto ao governo federal.

por Fernando Néto publicado 05/12/2016 14h12 Notícia

Mogno é aposta de produtores em áreas da Codevasf no Norte de Minas

A crescente demanda por madeira de qualidade no mercado nacional e internacional e a perspectiva de triplicar os investimentos motivaram produtores do Norte de Minas a apostarem numa cultura irrigada bem diferente das conhecidas na região: o mogno. Nos projetos públicos de irrigação Gorutuba, Jaíba e Pirapora, todos geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o cultivo das espécies de mogno brasileiro e mogno africano ocupa 55 lotes, atingindo uma área de aproximadamente 800 hectares.

por Walter Moura Costa publicado 06/12/2016 12h34 Notícia

15º Feirão de Artesanato termina com mais de 80% de produtos comercializados

O 15º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco foi um sucesso de público e vendas. Segundo os participantes, mais de 80% das peças trazidas foram comercializadas durante o evento. Promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Aracaju (SE) de 2 a 4 de dezembro, o evento apresentou o trabalho de 85 artesãos e produtores familiares de 13 municípios sergipanos.

por pr.acp publicado 06/12/2016 15h32 Notícia

Produtores de Alagoas discutem qualidade do arroz no auditório da Codevasf

“Qualidade de grãos de arroz no Baixo São Francisco alagoano” foi o tema do seminário que reuniu, no auditório da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Penedo (AL), os segmentos que formam a cadeia produtiva da rizicultura na região. O objetivo foi discutir uma estratégia conjunta para melhoramento da qualidade do produto.

por Fernando Néto publicado 06/12/2016 17h20 Notícia

Agricultores familiares de projetos da Codevasf apostam em água de coco envasada para incrementar renda

Água de coco em garrafas de tamanhos diversos e sem aditivos ou conservantes é um saudável reidratante e também a nova fonte de renda de produtores familiares em projetos públicos de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Petrolina, semiárido pernambucano. Nos projetos Senador Nilo Coelho, em Petrolina, e Apolônio Sales e Barreiras, em Petrolândia, agroindústrias de engarrafamento da bebida - que é apreciada pelo seu gosto peculiar e pelos diversos benefícios para a saúde -, fortalecem a produção do fruto e incrementam a renda dos produtores.

por Walter Moura Costa publicado 08/12/2016 12h12 Notícia

Ação da Codevasf em Petrolina permite economia de água e ganho ambiental em projeto irrigado

Agricultores familiares assentados no projeto de irrigação comunitária Porto de Palha, em Petrolina, no semiárido pernambucano, passarão a desenvolver seus cultivos com economia de água e ganhos ambientais. Nesta quinta-feira (08) o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, fez a entrega aos produtores dos hidrômetros, equipamento que vai possibilitar a individualização da cobrança da água.

por Fernando Néto publicado 08/12/2016 18h27 Notícia

Presidente da Codevasf vistoria obras de dragagem no rio São Francisco em Sergipe

A bordo de uma canoa num trecho sergipano do rio São Francisco, a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, supervisionou nesta sexta-feira (9) a execução das obras de dragagem num braço do rio no município de Propriá. A ação emergencial, que conta com investimento de R$ 1,9 milhão, vai garantir o abastecimento de água nas cidades de Propriá, Telha, Cedro de São João e na Grande Aracaju, beneficiando mais de 700 mil pessoas.

por Fernando Néto publicado 09/12/2016 17h03 Notícia