Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015
conteúdo

2015

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h56

Presidente da Codevasf participa de evento do Sindilojas, em Teresina (PI)

Nesta quinta-feira (19), o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, participou de reunião em Teresina (PI) com lojistas e autoridades na sede do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI), a convite da diretoria da entidade. Na ocasião, o presidente falou sobre as ações realizadas pela Companhia para o desenvolvimento dos estados do Piauí e Maranhão.

por Walter Moura Costa publicado 20/11/2015 13h41 Notícia

Codevasf participa de debate sobre revitalização do rio São Francisco na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, participou nesta segunda-feira (23/11) do debate público “Velho Chico: transposição exige revitalização. Sem Minas não há salvação”, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte (MG). Mendes apresentou aos parlamentares as características do trabalho de revitalização realizado pela Codevasf na área da bacia do rio São Francisco situada em Minas e listou empreendimentos da Companhia na região – entre as obras citadas estão os sistemas de esgotamento sanitário de Lagoa da Prata e de São João do Pacuí.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 23/11/2015 21h15 Notícia

Ações de revitalização do São Francisco são apresentadas em simpósio na capital federal

Os desafios do desenvolvimento no Vale do São Francisco. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Eduardo Motta, nesta terça-feira (24/11), no 12º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa (12º SILUSBA), que acontece em Brasília (DF).

por Anoushe Duarte Silveira publicado 24/11/2015 17h26 Notícia

Presidente da Codevasf reúne-se com parlamentares piauienses para discutir ações de combate à seca no estado

O combate aos efeitos da seca no Piauí foi pauta de reunião entre o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e parlamentares do estado, na sede da empresa em Brasília (DF) nesta quarta-feira (25). O grupo foi liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Sampaio Filho. Participaram do encontro os deputados estaduais Robert Rios, Pablo Santos, Evaldo Gomes, Ruben Martins e Firmino Paulo.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 25/11/2015 19h01 Notícia

Projeto Diques da Baixada Maranhense é abordado em reunião entre presidente da Codevasf e senador do Maranhão

O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, reuniu-se nesta terça-feira (25), na sede da instituição, em Brasília (DF), com o senador do Maranhão Roberto Rocha, para tratar de projetos que visam ao desenvolvimento do estado. Participou do encontro o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Companhia, Luiz Augusto Fernandes.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 25/11/2015 19h32 Notícia

Técnicos da Codevasf apresentam trabalhos no XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Engenheiros da Codevasf fizeram uma apresentação sobre tipos de solos, nesta quinta (26), durante o XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXI SBRH), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Com o tema “Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável: Desafios do Conhecimento e da Gestão”, o evento, que se encerra amanhã (27), ocorre paralelamente ao 12º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa (12º SILUSBA), reunindo profissionais para discutir a gestão da água e do território.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 26/11/2015 13h16 Notícia

Projeto Amanhã da Codevasf capacita jovens indígenas na área de piscicultura em Alagoas

Uma turma formada apenas por jovens indígenas da etnia Kariri Xocó de Porto Real do Colégio (AL) participa de uma capacitação sobre princípios básicos de piscicultura promovida pelo Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio do Projeto Amanhã, uma iniciativa que capacita jovens rurais para modernas técnicas agrícolas e agropecuárias. Ao todo são 30 participantes. Finalizada a capacitação, os jovens indígenas pretendem se associar e estruturar projetos de piscicultura na aldeia.

por Walter Moura Costa publicado 26/11/2015 13h55 Notícia

Codevasf participa de seminário sobre educação ambiental em Teresina

A 7ª Superintendência Regional da Codevasf participou do I Seminário Estadual de Interlocução em Educação Ambiental e Saúde, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), em Teresina. O evento, encerrado nesta sexta (27), foi promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com apoio de diversos parceiros.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 01/07/2022 14h47 Notícia

Codevasf e UFS promovem curso de cultivo de peixes para produtores familiares

Produtores familiares dos municípios de Santana do São Francisco e Pacatuba, em Sergipe, receberam treinamento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para criação de peixes. A capacitação foi realizada essa semana, nos dias 24 e 25, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), no povoado Betume, em Neópolis. Os cursos integram um projeto de extensão executado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Codevasf e outras instituições.

por fernanda.matos publicado 27/11/2015 15h49 Notícia

Ações da Codevasf para minimizar efeitos de crise hídrica alcançam 12 perímetros irrigados

Doze perímetros irrigados da Codevasf estão recebendo ações simultâneas da Companhia, em quatro estados, para que a produção agrícola seja assegurada no atual quadro de intensa escassez hídrica no Vale do São Francisco. Os investimentos somam R$ 38,2 milhões e foram assegurados pelo Ministério da Integração Nacional – os recursos encontram-se integralmente à disposição da Companhia.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 27/11/2015 20h46 Notícia

Codevasf acompanha diligência na Bahia para verificar situação do Rio São Francisco

Uma vistoria para verificar a situação do Rio São Francisco foi realizada nesta sexta-feira (27) às margens do Velho Chico, no trecho localizado no município baiano de Bom Jesus da Lapa. A ação foi organizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal. A comitiva foi formada por parlamentares, prefeitos da região, membros de comunidades ribeirinhas e quilombolas e alunos de escolas públicas. O grupo visitou trechos do rio e participou da soltura de peixes.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 27/11/2015 21h36 Notícia

Rio São Francisco recebe obras de contenção de processos erosivos no município de Muquém do São Francisco (BA)

Obras de contenção de processos erosivos realizadas às margens do rio São Francisco no município de Muquém do São Francisco (BA) foram inauguradas na última semana pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). As intervenções, executadas por meio de convênio firmado entre as Companhias, incluem o cercamento de áreas degradadas, a recomposição vegetal de áreas de proteção permanente com mais de três mil mudas de espécies nativas, canaletas e dispositivos de drenagem, seis escadas para acesso ao rio e quatro outros acessos para animais.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 30/11/2015 19h53 Notícia

Seminário promovido pela Codevasf discutirá conservação e manejo do solo e da água

Em comemoração ao “Ano Internacional do Solo – 2015” estabelecido pela ONU, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), promoverá, nesta sexta-feira (04), o seminário “Solo e Água no Contexto do Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas”. O evento, que será realizado na sede da Codevasf em Brasília, reunirá mais de 40 participantes, representando diferentes instituições, que apresentarão trabalhos científicos a fim de promover o debate, divulgar pesquisas e socializar metodologias e tecnologias sustentáveis.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 01/12/2015 11h29 Notícia