Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015
conteúdo

2015

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h56

Ouvidoria da Codevasf implanta atendimento regional em Alagoas

O diálogo com os cidadãos é um dos princípios da transparência na gestão pública do governo federal. Para aperfeiçoar esse diálogo, a Ouvidoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) trabalha na implantação de atendimentos regionais nos estados de sua área de atuação.

por acp publicado 25/09/2015 10h17 Notícia

Codevasf expõe ações emergenciais de captação de água no Congresso Nacional

Nesta quarta-feira (4/11), o diretor da Área de Empreendimentos de Irrigação da Companhia dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf, Luís Napoleão Casado, apresentou o trabalho desenvolvido pela Empresa para assegurar o abastecimento de água nos perímetros irrigados da bacia do rio São Francisco. A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional convocou a audiência pública para discutir o quadro de severa escassez hídrica em que se encontra a região.

por fernanda.matos publicado 04/11/2015 20h19 Notícia

Codevasf participa de curso em Alagoas sobre tecnologias de convivência com o semiárido

Formar multiplicadores que possam atuar em prol de uma melhor convivência com o semiárido e fomentar a troca de experiências entre diferentes instituições que atuam nesse ambiente. Esses são alguns dos principais objetivos do 2º Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, promovido pelo Centro Xingó, no município alagoano de Piranhas, até o próximo dia 20 de novembro. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que é membro do Conselho Gestor do centro, está participando da capacitação.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 05/11/2015 13h12 Notícia

Codevasf entrega 20 forrageiras a produtores rurais de Nossa Senhora da Glória (SE)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou 20 forrageiras para agricultores do município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão de Sergipe. Doados à prefeitura local nesta quinta-feira (5), durante a abertura da 34ª Exposição Feiras de Animais da Região Norte, os equipamentos foram repassados a 20 produtores rurais e irão contribuir para a criação de animais, facilitando o manejo alimentar. Resultado de um investimento de R$ 29,5 mil, a ação integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 06/11/2015 12h02 Notícia

Canal do Xingó é tema de seminário no Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem

O andamento da implantação do Canal do Xingó e os seus benefícios para a população do semiárido foram parte da programação do XXV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD). O tema foi abordado em seminário realizado nessa segunda-feira, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), que teve como coordenador o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Said Schoucair. Atualmente, o Canal do Xingó encontra-se em fase de elaboração de anteprojeto de engenharia.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 10/11/2015 12h08 Notícia

Presidente da Codevasf abre Semana de Qualidade de Vida da Companhia

Teve início na tarde desta terça-feira (10) a programação da X Semana de Qualidade de Vida da Codevasf, cujo tema é “Viver em Harmonia”. Presente à cerimônia de abertura, o presidente da empresa, Felipe Mendes, saudou o interesse dos funcionários da Companhia, que lotaram o auditório Avelino Costalonga, e avaliou que a manutenção de um ambiente de trabalho sadio e harmonioso é de fato um esforço de natureza coletiva.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 10/11/2015 20h05 Notícia

Ações da Codevasf para revitalização do rio São Francisco são destaque em congresso

Preservar recursos naturais e proporcionar o desenvolvimento econômico sustentável. Esses são os principais objetivos do programa de revitalização de bacias hidrográficas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), cujos resultados foram apresentados nessa terça-feira, 10, no XXV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD), realizado na Universidade Federal de Sergipe. As ações foram tema de palestra apresentada pelo diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da companhia, Eduardo Motta.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 11/11/2015 12h37 Notícia

Alevinos produzidos pela Codevasf recompõem estoque pesqueiro do trecho mineiro do rio São Francisco

Mais de 300 mil alevinos foram lançados pela Codevasf em rios e lagos dos principais afluentes diretos do trecho mineiro do rio São Francisco, em 2015. A iniciativa visa repovoar o estoque pesqueiro. Nesta quinta-feira (12), um novo peixamento, com 20 mil alevinos das espécies curimatã pacu, piau verdadeiro e matrinxã, será realizado pela Companhia no local conhecido como Ponte do São Leão, no município de Piumhi, a partir das 15 horas.

por fernanda.matos publicado 10/11/2015 20h55 Notícia

Presidente da Codevasf recebe diretores da Copasa e deputados de MG para tratar de projetos de esgotamento

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e o diretor da área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Eduardo Motta, receberam nesta quarta-feira, 11 de novembro, diretores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e membros da bancada mineira da Câmara dos Deputados para discutir a execução de projetos de esgotamento sanitário em municípios de Minas Gerais.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 11/11/2015 20h17 Notícia

Produção familiar de leite no semiárido alagoano recebe investimentos da Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) continua atuando para estruturação da cadeia produtiva do leite em Alagoas. Para isso, investe recursos do Governo Federal para impulsionar essa atividade econômica na zona rural do município de Major Izidoro, no semiárido alagoano. Com recursos de cerca de R$ 125 mil, trinta e sete famílias de agricultores familiares que produzem leite no povoado Capelinha terão melhores condições de dar continuidade à atividade leiteira com a produção de forrageira para alimentação do rebanho bovino como estratégia de convivência com o semiárido.

por Walter Moura Costa publicado 12/11/2015 12h44 Notícia

Mudas de espécies florestais vão recompor nascentes e matas ciliares da Bacia do rio Parnaíba

Mais de 60 mil mudas de espécies florestais nativas já foram produzidas no viveiro implantado pela Associação de Reposição Florestal do Estado do Piauí (Piauiflora), por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O viveiro foi implantado na Floresta Nacional de Palmares, unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Altos (PI).

por fernanda.matos publicado 01/07/2022 14h47 Notícia

Agricultores do Perímetro Boacica, em Alagoas, aderem ao Cadastro Ambiental Rural

Uma força tarefa formada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) realizou, na semana passada, um mutirão para inserir os lotes do Perímetro de Irrigação do Boacica no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Até o momento, cerca de 300 agricultores do perímetro irrigado mantido pela Codevasf às margens do rio São Francisco no município de Igreja Nova (AL) já realizaram o cadastramento. Entre as consequências para quem perder o prazo de adesão ao CAR, que se encerra em maio de 2016, está o impedimento para obtenção de financiamento agrícola até a regularização.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 17/11/2015 12h24 Notícia

Felipe Mendes participa de Audiência Pública no Senado em defesa do Rio São Francisco

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, Felipe Mendes, participou na manhã desta terça-feira (17/11), de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal. O senador Otto Alencar, presidente da Comissão, tem promovido esses encontros para tratar da revitalização do Rio São Francisco. O senador é reconhecido pelo seu trabalho em defesa da revitalização do São Francisco.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 17/11/2015 21h10 Notícia

Assinado contrato para etapa 2 do Projeto Baixio de Irecê

Foi assinado nesta quarta (18), na sede da Codevasf em Brasília (DF), o contrato para Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) da etapa 2 do Projeto Baixio de Irecê, situado na região central da Bahia. O objetivo é viabilizar a conclusão de obras de captação de água, a operação e manutenção da infraestrutura de uso comum, a ocupação da área, bem como realizar a integração de produtores rurais.

por Anoushe Duarte Silveira publicado 18/11/2015 18h51 Notícia

Presidente da Codevasf participa de audiência sobre criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba

O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, participou nesta quinta-feira (19/11) da abertura de Audiência Pública sobre a criação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Wall Ferraz, em Timon (MA). A audiência foi realizada pelo Estado do Maranhão com o objetivo de sensibilizar representantes do poder público, usuários e sociedade civil para os benefícios ambientais, sociais e econômicos para todos os integrantes do processo de desenvolvimento da região da bacia, com a criação do comitê.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 19/11/2015 19h13 Notícia

Sistema de abastecimento de água beneficia população de comunidades rurais de Ibotirama

Mais de duas mil pessoas que vivem em 11 comunidades rurais do município de Ibotirama, na região oeste da Bahia, serão beneficiadas com o sistema de abastecimento de água construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Nas comunidades atendidas, residem cerca de 360 famílias.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 20/11/2015 13h30 Notícia