Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Sistema de abastecimento de água beneficia população de comunidades rurais de Ibotirama
conteúdo

Notícias

Sistema de abastecimento de água beneficia população de comunidades rurais de Ibotirama

Mais de duas mil pessoas que vivem em 11 comunidades rurais do município de Ibotirama, na região oeste da Bahia, serão beneficiadas com o sistema de abastecimento de água construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Nas comunidades atendidas, residem cerca de 360 famílias.
publicado: 20/11/2015 13h30, última modificação: 01/11/2022 14h27

Mais de duas mil pessoas que vivem em 11 comunidades rurais do município de Ibotirama, na região oeste da Bahia, serão beneficiadas com o sistema de abastecimento de água construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Nas comunidades atendidas, residem cerca de 360 famílias.

O investimento na obra foi de R$ 6,9 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Prevenção). O sistema de abastecimento já concluído terá a gestão repassada para a Prefeitura Municipal de Ibotirama, que efetuará em breve a operação e a manutenção.

Trata-se de mais uma ação da Codevasf relacionada ao Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que está em curso desde 2003. Em pouco mais de uma década, já foram realizadas diversas ações como dragagem, obras de esgotamento sanitário e de depósito de resíduos sólidos, recuperação de nascentes, bem como os Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD).

“A construção do sistema de abastecimento é uma importante ação de revitalização, pois atende à população próxima ao rio, que está inserida nesse contexto, e também porque um sistema organizado faz com que seja controlado o acesso à água do rio São Francisco, fazendo com que deixe de ser retirada sem critério, de maneira desordenada e individualizada e passe a ser compartilhada de maneira uniforme e planejada”, diz Cláudio Márcio Silva, técnico da 2ª Superintendência Regional da Codevasf e fiscal da obra.

“Esse sistema tem características bastante peculiares. Três das comunidades beneficiadas, por exemplo, ficam em ilhas cujo acesso fica comprometido em dias de cheia do rio São Francisco. Tão próximas do rio e sem acesso a água. São seis subsistemas, todos independentes”, explica Cláudio Silva.

As comunidades rurais beneficiadas são: Andorinhas, Fazenda Nova, Areia Branca, Juá Novo, Cariri, Barro Alto, Caraíbas, Novo Horizonte, Ilha Grande, Ilha do Gado Bravo e Ilha do Saco. O sistema 1 atende Andorinhas, Fazenda Nova e Areia Branca, beneficiando 278 habitantes. O sistema 2 atende Juá Novo, Cariri e Barro Alto, totalizando 505 habitantes. O sistema 3 atende Caraíbas e Novo Horizonte, beneficiando 104 habitantes. O sistema 4 atende Ilha Grande, com 859 habitantes. O sistema 5 atende Ilha do Gado Bravo, com 122 habitantes. O sistema 6 atende Ilha do Saco, beneficiando 290 habitantes.

“Essas comunidades beneficiadas agora terão acesso a água tratada, o que é um grande benefício, pois causará uma diminuição no número de casos de doenças provocadas pelo consumo de água sem tratamento, reforçando a saúde da população”, complementa Cláudio Silva.

O sistema consiste na captação de água bruta do rio São Francisco, adução até a Estação de Tratamento de Água, e posteriormente para reservatórios elevados de poliuretano e distribuição em rede até o domicílio do beneficiado.

Veja imagens ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157660306817427