Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Presidente da Codevasf visita Perímetro Irrigado de Maniçoba (BA)
conteúdo

Notícias

Presidente da Codevasf visita Perímetro Irrigado de Maniçoba (BA)

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, visitou o perímetro irrigado de Maniçoba, localizado na BA-210, a cerca de 35 quilômetros de Juazeiro, no norte da Bahia.
publicado: 21/09/2015 16h49, última modificação: 01/11/2022 14h27

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, visitou o perímetro irrigado de Maniçoba, localizado na BA-210, a cerca de 35 quilômetros de Juazeiro, no norte da Bahia. O objetivo foi conhecer o perímetro e conversar com produtores sobre os problemas e as soluções encontradas para o trabalho no campo.

“Aqui no perímetro de Maniçoba tem muitos exemplos que podem ser seguidos por outros perímetros. O Maniçoba tem uma realidade de empresa, de calcular e reduzir custos, de ser um empreendimento enxuto”, afirmou Felipe Mendes.

Na opinião do presidente da Codevasf, uma grande característica do perímetro é a união dos produtores e de todos os funcionários do distrito – a capacidade de se entenderem bem e de todos terem o mesmo propósito.

A visita teve início com uma apresentação do gerente-executivo do Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM), Valter Matias de Alencar, que detalhou a história do perímetro de irrigação, a criação do distrito, as dificuldades encontradas e as soluções adotadas – as quais fizeram do Maniçoba um dos exemplos de administração de perímetros públicos de irrigação.

Após a apresentação, o presidente Felipe Mendes conversou com alguns produtores que fazem parte do Conselho Administrativo do perímetro e ouviu relatos, como a do produtor Abenor Mota que, depois de muitas dificuldades no início da implantação do Maniçoba, hoje pode ser considerado um agroempreendedor de sucesso.

“Este é o primeiro presidente da Codevasf que, logo depois de assumir, veio conhecer de perto o perímetro de irrigação e conversar com a gente. Isso é muito bom para nós, é muito gratificante e nós ficamos orgulhosos com isso”, disse Abenor.

Depois da reunião na sede do distrito, todos os participantes acompanharam o presidente Felipe Mendes até a estação principal de bombeamento do Maniçoba (EB1), onde os técnicos da Codevasf e do perímetro detalharam o funcionamento da captação e do controle da distribuição e do uso de água.

Logo em seguida, o presidente visitou um lote agrícola e viu de perto como funcionam os sistemas de irrigação por gotejamento e por microaspersor. Na oportunidade Felipe Mendes conversou com o dono do lote e sua família sobre o trabalho que eles desenvolvem no local.

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, e o assessor da presidência da Companhia Rodrigo Almeida Fonseca acompanharam a visita do presidente Felipe Mendes.

“Estamos vivendo uma nova realidade, que é a crise hídrica, devido às mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo e, principalmente, no Brasil. A Codevasf tem procurado fazer a sua parte, e é importante que haja este conhecimento sobre a nossa realidade para podermos juntos superar as dificuldades”, declarou o superintendente regional Alaor Grangeon.

A preocupação do presidente Felipe Mendes com os problemas causados pela estiagem no semiárido fez com que ele nomeasse um representante da presidência da Codevasf para atuar na região: o engenheiro agrônomo Rodrigo Almeida Fonseca, natural de Rodelas e tendo estudado em Juazeiro, vai atuar na 6ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Juazeiro (BA), para atender às demandas que requerem uma ação mais decisiva e rápida por parte da sede da Codevasf, em Brasília, entre elas as demandas relacionadas aos perímetros do Sistema Itaparica (Glória, Rodelas e Pedra Branca).


Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157658859089896

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf