Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Presidente da Codevasf reúne-se com parlamentares piauienses para discutir ações de combate à seca no estado
conteúdo

Notícias

Presidente da Codevasf reúne-se com parlamentares piauienses para discutir ações de combate à seca no estado

O combate aos efeitos da seca no Piauí foi pauta de reunião entre o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e parlamentares do estado, na sede da empresa em Brasília (DF) nesta quarta-feira (25). O grupo foi liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Sampaio Filho. Participaram do encontro os deputados estaduais Robert Rios, Pablo Santos, Evaldo Gomes, Ruben Martins e Firmino Paulo.
publicado: 25/11/2015 19h01, última modificação: 01/11/2022 14h27

O combate aos efeitos da seca no Piauí foi pauta de reunião entre o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e  parlamentares do estado, na sede da empresa em Brasília (DF) nesta quarta-feira (25). O grupo foi liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Sampaio Filho. Participaram do encontro os deputados estaduais Robert Rios, Pablo Santos, Evaldo Gomes, Ruben Martins e Firmino Paulo.

Foram tratadas na reunião obras que visem a combater os efeitos da seca no Piauí, como conclusão de barragens e perfuração de poços.“O Piauí e o Nordeste como um todo estão vivendo problemas com a estiagem. No estado, especificamente, temos uma lagoa muito importante que já secou, a lagoa de Parnaguá”, exemplificou Themistócles Filho. Na avaliação do parlamentar, a conclusão da barragem de Atalaia vai ajudar a diminuir os efeitos da seca na região. “Além de perenizar alguns riachos, rios menores e perfurações de poços para o acesso a água”, concluiu.

Segundo o presidente da Codevasf, a obra da barragem de Atalaia está em fase finalização. “Estamos com a obra quase pronta. Esperamos que, em 2016, possamos concluir esse grande empreendimento para o estado”, afirmou. A barragem de Atalaia beneficiará os municípios de Sebastião Barros, Corrente, Cristalândia do Piauí e cidades circunvizinhas, propiciando abastecimento d'água, irrigação ao longo do vale, aproveitamento hidroagrícola em torno do lago, além da possibilidade de implantação de atividades de piscicultura e lazer no local da obra.

Durante a reunião, Themístocles Filho entregou ao presidente da Codevasf pedido de perfuração de  poço tubular profundo no município de Morro do Chapéu do Piauí. “Tal solicitação deve-se ao estado de calamidade hoje enfrentado pela população daquele município em virtude da carência de água”, explicou o parlamentar.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157661491857492

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf