Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Cooperação técnica do Exército Americano com Codevasf é tema de reunião no MI
conteúdo

Notícias

Cooperação técnica do Exército Americano com Codevasf é tema de reunião no MI

O Ministério da Integração Nacional (MI) recebeu nesta quarta-feira (16/9), em Brasília (DF), uma delegação dos Estados Unidos para discutir a ampliação e a prorrogação do contrato de cooperação técnica assinado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE). A parceria existe há três anos e meio e é voltada para o desenvolvimento da hidrovia do rio São Francisco, mediante controle de processos erosivos, melhoria de navegabilidade e contenção de margens.
publicado: 17/09/2015 12h22, última modificação: 01/11/2022 14h27

O Ministério da Integração Nacional (MI) recebeu nesta quarta-feira (16/9), em Brasília (DF), uma delegação dos Estados Unidos para discutir a ampliação e a prorrogação do contrato de cooperação técnica assinado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE). A parceria existe há três anos e meio e é voltada para o desenvolvimento da hidrovia do rio São Francisco, mediante controle de processos erosivos, melhoria de navegabilidade e contenção de margens.

Composta por nove integrantes e liderada pelo general Thomas Bostick, a comitiva foi recebida pelo secretário-executivo do MI, Carlos Vieira, pelo presidente da Codevasf, Felipe Mendes, e pelo diretor da área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta. Representantes da Embaixada dos Estados Unidos também integraram a delegação.

O secretário Carlos Vieira apresentou aos norte-americanos as principais ações do MI voltadas à segurança hídrica, como as obras estruturantes, a exemplo do Projeto de Integração do Rio São Francisco; ações emergenciais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec); e o programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco.

Segundo Eduardo Motta, a parceria com a USACE é fundamental para a atuação da Companhia na revitalização das bacias do Rio São Francisco. "Os conhecimentos gerados estão sendo aplicados em nossas ações. O Exército Americano possui muita experiência em estabilização de margens de rio, controle de erosão, dragagem, escavação em rocha e navegação nessa área", salientou.

A parceria atual inclui prestação de assistência técnica ao longo do rio São Francisco com especialistas nas áreas de hidráulica, geotécnica, dragagem e engenharia de construção, incluindo outras especialidades.

UsaceProjeto piloto da USACE norteia ações no Médio São Francisco

No Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, está em curso uma ação de controle de processos erosivos, que deve revolucionar o processo de revitalização e servir de exemplo para futuras ações semelhantes. São intervenções de contenção de processos erosivos e redução de impactos ambientais negativos nos municípios de Sítio do Mato, Muquém do São Francisco e de Malhada.

Os serviços começaram em 2014 e devem ser concluídos em dezembro deste ano e decorrem de uma parceria da Codevasf com o Governo do Estado da Bahia. Os projetos foram norteados pelas indicações técnicas de relatório do USACE – Corpo de Engenheiros do Exército Americano. O convênio de cooperação técnica firmado entre a Codevasf e USACE, há três anos e meio, deu origem à construção do Campo de Provas, na região do município de Barra, também no Médio São Francisco baiano. O local funciona como projeto piloto para a demonstração de ações de controle de processos erosivos semelhantes às que estão sendo implantadas nos três municípios.

As ações acontecem no distrito de Gameleira, em Sítio do Mato; no distrito de Fazenda Grande, no município de Muquém do São Francisco; e na sede do município de Malhada. “Os processos erosivos nos taludes, presentes em comunidades ribeirinhas nesses municípios, estavam em estágio bastante avançado, comprometendo as moradias e o comércio local. A criação de animais, como gado bovino, já não tinha espaço e competia com a população na luta pelo espaço ribeirinho, tornando desordenadas a ocupação e a utilização das águas do rio São Francisco”, diz Cláudio Silva, técnico da Codevasf e fiscal da obra.

Estão sendo realizados serviços de instalação de cercas e recomposição vegetal de áreas de proteção permanente; instalação de cais e de estruturas de acesso a aguadas (para que animais se aproximem da margem do rio em áreas específicas); instalação de pavimentos; pavimentação; contenção de margens; construção de viveiro de mudas; plantação de sementes e mudas nativas de gramíneas, leguminosas, árvores e arbustos; além de execução de trincheiras e taludes, entre outras intervenções. Entre as espécies nativas usadas no trabalho de recomposição vegetal estão calumbi, juá, unha de gato, pajeú, canafístula, cafezão, muquém e jatobá.

O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está em curso desde 2003. E, em pouco mais de uma década, a Codevasf já realizou diversas ações com esse objetivo, como dragagem, obras de esgotamento sanitário e de depósito de resíduos sólidos, recuperação de nascentes, bem como os Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD). O convênio de cooperação técnica com a USACE para a revitalização do Rio São Francisco poderá ser ampliado para os vales dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim, também incluídos na área de atuação da Codevasf.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Integração Nacional)

Crédito: Adalberto Marques/Ascom MI

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157656419128283