Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Barreiros implantados pela Codevasf asseguram água para comunidades rurais da Bahia
conteúdo

Notícias

Barreiros implantados pela Codevasf asseguram água para comunidades rurais da Bahia

Barreiros para acumulação de água, também conhecidos por pequenas barragens ou aguadas, têm minimizado o impacto das estiagens prolongadas em 22 municípios da área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, que tem sede em Bom Jesus da Lapa (BA).
publicado: 15/12/2015 12h57, última modificação: 01/11/2022 14h27

Barreiros para acumulação de água, também conhecidos por pequenas barragens ou aguadas, têm minimizado o impacto das estiagens prolongadas em 22 municípios da área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que tem sede em Bom Jesus da Lapa (BA).

Os barreiros, destinados principalmente para dessedentação animal em áreas do semiárido fortemente atingidas pela estiagem, estão beneficiando 70 comunidades rurais dessa região. Otávio Pereira Benevides, mora com a esposa e três filhos na comunidade de Cabeça de Boi, situada no município de Bom Jesus da Lapa. A dificuldade de acesso à água na região era tão grande, que algumas famílias têm no barreiro sua única fonte de água.

“Esse barreiro foi uma maravilha. Agora mesmo caiu uma chuva na região e para o pessoal que mora lá perto, essa água foi uma redenção”, conta.

Os reservatórios têm capacidade média de acumulação de 3,5 milhões de litros de água e atende, em média, a 20 famílias de produtores rurais. A água dos barreiros geralmente é utilizada para consumo animal e para irrigação de pequenas hortas comunitárias, além de ajudar na alimentação do lençol freático. Dona Honória Salomé da Silva, da comunidade Poço de Fora, em Bom Jesus da Lapa, também está sendo atendida por um barreiro construído pela Codevasf.

“Foi muito bem vindo porque a gente usa a água para dar para os animais e isso facilitou a nossa vida porque agora a água está mais perto da gente”, destaca.

Jesulino Antônio dos Santos, mora na Comunidade Caetano, no município de Matina. Ele conta os benefícios do reservatório. “A gente usa a água do barreiro para tomar banho, para serviços domésticos, lavar roupa, dar a criação e molhar a planta. É bom demais”, explica.

O público prioritário dos barreiros é composto por famílias que têm renda per capita mensal de até R$ 140. A identificação dos potenciais beneficiários é feita individualmente, em visita às residências.

De acordo com a Superintendência Regional da Codevasf, foram investidos cerca de R$ 2,8 milhões para executar essas obras nos municípios. Os recursos são provenientes do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação. Foram construídos 20 barreiros na primeira etapa de execução do programa (2011/2012) e mais 50 na segunda etapa (2013/2014).

Ouça a matéria da rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf/materia-barreiros-implantados-pela-codevasf-asseguram-agua-para-comunidades-rurais-da-bahia

 Vejam fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157650269425311