Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013
conteúdo

2013

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/07/2022 14h04, última modificação 01/11/2022 13h56

Codevasf entrega equipamentos a produtores familiares durante evento em Bom Jesus da Lapa

Equipamentos que irão impulsionar a produção de agricultores familiares do Médio São Francisco baiano foram entregues pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, durante a IX Frulapa e a III Feira Territorial do Velho Chico - eventos que aconteceram conjuntamente em Bom Jesus da Lapa no último finasl de semana e que receberam a visita do governador do estado, Jaques Wagner.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 07/10/2013 10h53 Notícia

Codevasf participa de congresso nacional de irrigação e drenagem no Oeste baiano

A Codevasf vai participar de um dos maiores eventos da agricultura irrigada brasileira, o XXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird). O Congresso será realizado de 13 a 18 de outubro de 2013, em Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia, pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID). O principal objetivo é fortalecer esse fórum em favor do desenvolvimento sustentável dos agronegócios calcados na agricultura irrigada, somando esforços com os setores científico e tecnológico.

por Walter Moura Costa publicado 07/10/2013 11h35 Notícia

Citricultura é tema de visita de campo no Projeto Formoso

A citricultura como forma de diversificação de lavouras no Projeto Formoso - perímetro irrigado gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que já se destaca por ter o segundo maior volume de produção de banana do país - foi o tema de uma visita técnica feita por um grupo de engenheiros agrônomos e irrigantes a um lote do perímetro onde a produção de citros já é uma realidade.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 08/10/2013 10h08 Notícia

8ª Expo São Francisco apresenta em Penedo (AL) oportunidades de desenvolvimento e negócios

A orla do rio São Francisco em Penedo (AL) foi palco, no último fim de semana, da 8ª edição da Expo São Francisco – Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco. O evento reuniu diversas instituições, como cooperativas e associações produtivas, instituições de ensino, órgãos públicos e organizações da iniciativa privada, que apresentaram durante a sexta-feira (4) e o sábado (5) oportunidades de desenvolvimento e negócios na região. A exposição foi aberta no dia do aniversário de 512 anos do descobrimento do Velho Chico, 4 de outubro, e contou com apresentações culturais e artísticas de municípios do vale do São Francisco alagoano, no palco montado na Praça 12 de Abril.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 08/10/2013 16h33 Notícia

Codevasf debate formação do Comitê de Bacias do rio Mearim

A formação do Comitê de Bacias do rio Mearim foi tema de reunião realizada entre o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão, João Batista Martins, e representantes da sociedade civil e da comissão provisória que trata do assunto. Na ocasião, os líderes da comissão relataram a situação em que se encontra o processo de instituição legal do Comitê.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 08/10/2013 18h14 Notícia

Equipamentos doados pela Codevasf estimulam produção e garantem acesso a água a famílias do Médio São Francisco baiano

A população de cinco municípios do Médio São Francisco baiano será beneficiada com equipamentos doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a prefeituras e associações da região. As doações visam promover acesso a água e estimular a produção agrícola em Palmas de Monte Alto, Serra Dourada, Irecê, Lapão e São Gabriel.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 08/10/2013 18h34 Notícia

Projeto Amanhã forma 110 jovens em confecção industrial no semiárido mineiro

O mercado da confecção industrial no norte de Minas Gerais conta agora com novas profissionais: 110 jovens de 16 a 24 anos, moradoras de mais de 10 comunidades rurais de Janaúba, Porteirinha, Jaíba, Bocaiúva e Nova Porteirinha, acabam de receber os certificados de mais um curso de corte e costura oferecido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Projeto Amanhã em parceria com a Emater/MG, Centro de Referência em Assistência Social de Janaúba, Paróquia Senhor do Bom Fim de Bocaiúva e Senar, em Porteirinha.

por Walter Moura Costa publicado 09/10/2013 09h29 Notícia

Codevasf discute desenvolvimento regional no Território de Identidade Sertão do São Francisco, na Bahia

Inclusão produtiva e social no Território de Identidade Sertão do São Francisco, na Bahia, será o tema da apresentação do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, no Encontro de Lideranças, Dirigentes e Gestores Municipais promovido em Juazeiro (BA) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Bahia. O evento acontece nesta quinta-feira, a partir das 8h30, no auditório da Superintendência da Codevasf no município.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 09/10/2013 18h04 Notícia

Projeto Amanhã promove capacitação em apicultura para integrantes de associações rurais na região de Irecê (BA)

O Projeto Amanhã, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), promove, nesta semana, um curso de apicultura básica para beneficiários dos Arranjos Produtivos Locais (APL), que fazem parte do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 10/10/2013 09h12 Notícia

Codevasf autoriza construção de sistema que levará água a 27 mil baianos do semiárido

Uma população de cerca de 27 mil pessoas será beneficiada com a implantação do sistema integrado de abastecimento de água de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, que atenderá 71 localidades de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede do município. A execução está a cargo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com recursos de R$ 79,6 milhões garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento, vertente PAC Prevenção. A ordem de serviço para execução das obras será dada neste sábado (12), na presença do governador do estado, Jaques Wagner, pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

por Walter Moura Costa publicado 10/10/2013 11h21 Notícia

Pesca artesanal no Baixo São Francisco ganha reforço com equipamentos entregues pela Codevasf

Equipamentos que vão ajudar a fortalecer a pesca artesanal no Baixo São Francisco estão sendo entregues a 15 colônias de pescadores do semiárido alagoano. A ação é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – que adquiriu os equipamentos com recurso do orçamento geral da União a partir de indicação de emenda parlamentar – com a Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal), encarregada de distribuí-los às colônias.

por Fernando Néto publicado 10/10/2013 13h27 Notícia

Ações da Codevasf no Vale do São Francisco baiano são destacadas durante evento em Juazeiro

Inclusão produtiva, acesso a água, construção de sistemas de esgotamento e de abastecimento, investimentos em irrigação. Um apanhado das ações da Codevasf na porção baiana do Vale do São Francisco foi realizado pelo presidente da empresa, Elmo Vaz, durante sua palestra no Seminário sobre Desenvolvimento Regional Urbano do Território de Identidade Sertão do São Francisco – Encontro de Lideranças, Dirigentes e Gestores Municipais, que aconteceu nesta quinta-feira (10) no auditório da 6ª superintendência regional da Codevasf, em Juazeiro (BA). O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), com o apoio da Codevasf.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 10/10/2013 18h39 Notícia

Codevasf lança mais 10 mil alevinos no Velho Chico nesta terça (15)

O rio São Francisco receberá cerca de 10 mil alevinos de curimatã pacu (Prochilodus argenteus), na próxima terça (15), em mais uma ação de peixamento promovida pela Codevasf este ano. Cerca de quatro milhões de alevinos foram lançados em 2013 no São Francisco e seus afluentes pela Codevasf - um esforço de repovoamento feito no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

por Anoushe Duarte Silveira publicado 11/10/2013 17h17 Notícia

Produtores apoiados pela Codevasf plantam mudas de pera e maçã em Sergipe

Mais de 6 mil mudas de pera e maçã plantadas em pequenas propriedades rurais dos municípios sergipanos de Lagarto e Simão Dias na última semana. Esse foi o último passo dado por um grupo de produtores familiares que recebem apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) e Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), entre outros, para desenvolver a fruticultura em Sergipe.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 14/10/2013 11h51 Notícia

Autorizada construção de sistema que vai levar água a 71 localidades no semiárido baiano

A ordem de serviço para a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município baiano de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia, foi assinada neste sábado (12), pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, na presença do governador do estado, Jaques Wagner.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 14/10/2013 12h16 Notícia

Codevasf marca presença no Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem no Oeste baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa, até a próxima sexta-feira (18), do XXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird), um dos maiores eventos da agricultura irrigada brasileira. O evento acontece em Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia, e é promovido pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID). O principal objetivo é fortalecer esse fórum em favor do desenvolvimento sustentável dos agronegócios calcados na agricultura irrigada, somando esforços com os setores científico e tecnológico.

por Walter Moura Costa publicado 15/10/2013 11h55 Notícia

Codevasf promove Salão Brincando com Arte 2013

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove, até o próximo dia 25 de outubro, o XI Salão Infantojuvenil Brincando com Arte. Com o tema “Fatores de Desenvolvimento da Região das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim”, a mostra reúne obras de estudantes de escolas públicas e ateliês do Distrito Federal.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 16/10/2013 10h17 Notícia