Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Comunidade de agricultores familiares do semiárido baiano amplia lavouras com kits doados pela Codevasf
conteúdo

Notícias

Comunidade de agricultores familiares do semiárido baiano amplia lavouras com kits doados pela Codevasf

Os agricultores familiares de Brejo São José, assentamento localizado no município de Riacho de Santana, na região do Médio São Francisco baiano, estão assistindo, entusiasmados, seus cultivos florescerem e já apostam num crescimento significativo da renda oriunda da comercialização da primeira colheita desde que entraram em operação os 20 kits de irrigação doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) neste ano.
publicado: 19/09/2013 12h07, última modificação: 01/11/2022 14h21

Os agricultores familiares de Brejo São José, assentamento localizado no município de Riacho de Santana, na região do Médio São Francisco baiano, estão assistindo, entusiasmados, seus cultivos florescerem e já apostam num crescimento significativo da renda oriunda da comercialização da primeira colheita desde que entraram em operação os 20 kits de irrigação doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) neste ano.

O assentamento está localizado na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, que tem sede em Bom Jesus da Lapa (BA). A doação dos kits, que têm capacidade para irrigar áreas de até 500 metros quadrados, é uma ação conjunta dos programas Água para Todos (Segunda Água) e Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária (Inclusão Produtiva), com o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria. Os recursos são oriundos do Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

“Esses kits têm uma grande importância para nós. É um incentivo muito necessário porque nós não temos condições de comprar esse tipo de equipamento, que ajuda muito no nosso trabalho”, diz Givaldo Ferreira da Cruz, presidente da Associação Comunitária para o Desenvolvimento do Brejo São José, que conta com 94 famílias, vinte delas já contempladas com os kits.

Uma dessas famílias é a de Dionísio Ferreira dos Santos. “Aqui a gente tem uma diversidade grande de plantio porque um planta feijão, outro, milho, mandioca, cana, hortaliça. E a gente recebeu esses kits que representam um incentivo muito grande. E a gente espera que melhore cada vez mais porque aqui ninguém tem preguiça de trabalhar, só precisa arranjar condições”, diz Dionísio.

“Fiquei muito feliz por ter recebido esse kit e a gente espera daqui pra frente melhorar, porque temos lutado muito para desenvolver essa área daqui e ainda não tinha recebido um apoio tão importante como esse. Já plantei alface, abóbora, quiabo, cana e estamos dispostos a plantar mais”, diz Maria Aparecida Gondim, outra beneficiada pela ação.

“Se não fossem esses kits, eu teria perdido a minha plantação, como já perdemos tantas vezes. Plantei feijão, junto com mandioca e quiabo, e estamos trabalhando duro para conseguir uma boa produção. Pra mim, esses kits estão sendo muito importantes”, diz Miguel de Jesus Xavier, um dos beneficiados com a doação dos kits.

Esta ação tem como público alvo famílias com renda per capita mensal inferior a R$ 70, que recebem visita da equipe de apoio contratada pela Codevasf e, comprovada a aptidão da comunidade e a viabilidade técnica, têm a doação autorizada. Depois de as famílias providenciarem o preparo da área, os kits de irrigação são instalados. Neste momento, os agricultores familiares recebem orientações de uso e começam a usufruir do kit.

Mais comunidades receberão kits

Somente em 2013 foram entregues 75 kits de irrigação na área de atuação da
2ª Superintendência Regional da Codevasf, o que representa investimento de aproximadamente R$ 40 mil. A previsão é que outros 215 sejam entregues até o final do ano em toda a região.

No município de Riacho de Santana, a Escola Família Agrícola local (EFA Meio Ambiente) ganhou dois kits. Foram também entregues kits em comunidades rurais de Bom Jesus da Lapa - nas localidades de Sítio do Janoca, Ilha da Canabrava, Lagoa do Peixe e Comunidade Terapêutica Vida Nova.

Em Jaborandi foram 20 kits doados na comunidade Fazenda José Alves; já em Serra do Ramalho foram mais sete, sendo dois na Agrovila 04, outros três na Agrovila 7 e mais dois na Barra da Impueira. Em Santa Maria da Vitória, foram entregues três em Currais. As Escolas Família Agrícola Acefarca, em Correntina, e Território da Chapada, em Seabra, receberam dois cada uma. Em Irecê, a Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos, recebeu dois kits.

Crédito da foto: Luiz Filho

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/26-kits-de-irrigacao-doados-pela-codevasf-ampliam-lavouras-no-semiarido-baiano.mp3