Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Ações da Codevasf no Vale do São Francisco baiano são destacadas durante evento em Juazeiro
conteúdo

Notícias

Ações da Codevasf no Vale do São Francisco baiano são destacadas durante evento em Juazeiro

Inclusão produtiva, acesso a água, construção de sistemas de esgotamento e de abastecimento, investimentos em irrigação. Um apanhado das ações da Codevasf na porção baiana do Vale do São Francisco foi realizado pelo presidente da empresa, Elmo Vaz, durante sua palestra no Seminário sobre Desenvolvimento Regional Urbano do Território de Identidade Sertão do São Francisco – Encontro de Lideranças, Dirigentes e Gestores Municipais, que aconteceu nesta quinta-feira (10) no auditório da 6ª superintendência regional da Codevasf, em Juazeiro (BA). O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), com o apoio da Codevasf.
publicado: 10/10/2013 18h39, última modificação: 01/11/2022 14h21

Inclusão produtiva, acesso a água, construção de sistemas de esgotamento e de abastecimento, investimentos em irrigação. Um apanhado das ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na porção baiana do Vale do São Francisco foi realizado pelo presidente da empresa, Elmo Vaz, durante sua palestra no Seminário sobre Desenvolvimento Regional Urbano do Território de Identidade Sertão do São Francisco – Encontro de Lideranças, Dirigentes e Gestores Municipais, que aconteceu nesta quinta-feira (10) no auditório da 6ª superintendência regional da Codevasf, em Juazeiro (BA). O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), com o apoio da Codevasf.

“A articulação entre os entes federativos é de fundamental importância para o sucesso das políticas públicas, e a Codevasf tem buscado fazer essa articulação - principalmente na execução dos programas sociais da inclusão produtiva com recursos do programa Plano Brasil sem Miséria (PBSM), que visam atender o público da agricultura familiar”, destacou Elmo Vaz.

As ações da Codevasf na Bahia beneficiam mais de três milhões de habitantes de 115 municípios; a área coberta é de 306,3 mil quilômetros quadrados da bacia hidrográfica do rio São Francisco. A área total de atuação da Codevasf abrange 1,1 milhão de quilômetros quadrados em quatro bacias hidrográficas  (São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim); nessas regiões localizam-se 894 municípios e vivem 23,3 milhões de pessoas.

Somente entre os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) são R$ 2,2 bi investidos pela Codevasf na Bahia em ações do programa Água para Todos, do Plano Brasil sem Miséria e do programa Mais Irrigação. “São ações que visam dotar os municípios de infraestrutura hídrica, reforçar a estrutura dos perímetros irrigados e propiciar a inclusão produtiva de famílias em situação de pobreza”, explicou o presidente.

Nas ações de apoio a arranjos produtivos locais – caprinovinocultura, apicultura, piscicultura – são R$ 5 milhões sendo investidos na Bahia, no âmbito do Plano Brasil sem Miséria, em atividades que incluem implantação de agrovilas, capacitações, doações de kits produtivos, e construção de casas de mel, viveiros e cisternas de produção, entre outras.

Desenvolvimento sustentável

O objetivo do encontro promovido pela Sedur em Juazeiro foi discutir desenvolvimento sustentável com foco em temas como prosperidade econômica; equilíbrio social e infraestrutura de espaços públicos. Participaram do evento prefeitos e autoridades municipais do Território de Identidade Sertão do São Francisco; o secretário de Desenvolvimento Urbano do estado da Bahia, Cícero Monteiro; e o diretor de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Paulo Pitanga.

O encontro buscou ampliar a capacidade de articulação entre gestores federais, estaduais e municipais, com o intuito de promover o planejamento integrado de ações. Os participantes do encontro discutiram uma proposta de trabalho para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Urbano do Território de Identidade Sertão do São Francisco. O Território compreende dez municípios e área de 61,6 mil quilômetros quadrados.