Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > MI/Codevasf ampliarão investimentos na área de produção agropecuária em AL
conteúdo

Notícias

MI/Codevasf ampliarão investimentos na área de produção agropecuária em AL

O Ministério da Integração Nacional e a Codevasf ampliarão seus investimentos em Alagoas na área de produção agropecuária. O anúncio foi feito durante visita ao estado pelo ministro Fernando Bezerra Coelho e do presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, na última terça-feira (20), acompanhados pelo governador Teotônio Vilela Filho; senador Benedito de Lira e dos deputados federais Givaldo Carimbão e Joaquim Beltrão.
publicado: 22/03/2012 10h28, última modificação: 01/11/2022 14h20

O Ministério da Integração Nacional e a Codevasf ampliarão seus investimentos em Alagoas na área de produção agropecuária. O anúncio foi feito durante visita ao estado pelo ministro Fernando Bezerra Coelho e do presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, na última terça-feira (20), acompanhados pelo governador Teotônio Vilela Filho; senador Benedito de Lira e dos deputados federais Givaldo Carimbão e Joaquim Beltrão. O ministro aproveitou a visita à Cooperativa Pindorama, no município de Coruripe (AL), para destacar que pretende utilizar a experiência de sucesso da cooperativa para ser aplicada aos perímetro públicos de irrigação do governo federal, a exemplo do Perímetro Irrigado do Marituba da Codevasf, em implantação em Penedo (AL), no qual a Pindorama venceu licitação para estruturação do empreendimento e organização dos agricultores familiares.

A Cooperativa Pindorama é um dos maiores empreendimentos em cooperativismo do Brasil. Durante a visita ao local, o ministro Fernando Bezerra Coelho anunciou a liberação de mais de R$ 3 milhões para as obras de implantação da rodovia Bolivar/Pindorama, que facilitará o acesso entre a sede da cooperativa e os municípios de Penedo e Arapiraca, melhorando a logística local para escoamento da produção agropecuária e industrial. O ministro ainda anunciou que nas próximas semanas a presidenta Dilma Rousseff fará o lançamento do programa “Mais Irrigação”, que pretende impulsionar a agricultura irrigada no país a partir do fortalecimento e ampliação de perímetros de irrigação. “Precisamos de uma política nacional de irrigação que amplie as áreas irrigadas no Brasil e dinamize os perímetro públicos de irrigação já existentes. O que precisamos agora são referências, exemplos de sucesso como a Pindorama. Pretendemos compartilhar essas experiências com outros projetos de irrigação da Codevasf, a exemplo dos perímetros do Boacica, em Igreja Nova (AL), e Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL)”, defendeu. Ele ainda destacou seu apoio ao projeto da Cooperativa Pindorama e do governo de Alagoas à implantação de uma bacia leiteira nos municípios da região sul do Estado.

Para o presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, o Ministério da Integração Nacional e a Companhia têm dado uma importante contribuição ao desenvolvimento de Alagoas. “A Codevasf possui um grande histórico de atuação nas áreas de infraestrutura e projetos de irrigação em Alagoas. Recentemente o MI e a Codevasf receberam da Pindorama um projeto para implantação de uma fábrica de leite em pó como parte das ações para criação de uma bacia leiteira na região sul de Alagoas. Esse empreendimento deve beneficiar milhares de pequenos produtores familiares da região da Pindorama e do projeto Marituba em Penedo”, destacou.

“Há dois anos atrás, nossos produtores cooperados produziam em média 2 mil litros de leite por dia. Hoje chegamos a produzir 10 mil litros por dia. A meta da Cooperativa Pindorama é produzir por dia 50 mil litros de leite quando o projeto de uma bacia leiteira na região for consolidado e a indústria de beneficamente do leite estiver em funcionamento”, afirmou o diretor-presidente da Cooperatira Pindorama Klécio Santos. Ele comemorou a parceria histórica com o ministério e com a Codevasf, que possibilitou a execução de importantes ações, como por exemplo a implantação de projetos de irrigação, ainda na gestão do atual presidente da Codevasf como superintendente regional da Codevasf em Alagoas nos anos de 1990.

O governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho, anfitrião das autoridades federais, mostrou-se bastante entusiasmado com os resultados da visita do ministro da Integração Nacional e do presidente da Codevasf. “O projeto de criação de uma bacia leiteria agregando os produtores rurais do projeto Marituba e da Pindorama será um exemplo para outras regiões do Brasil, como ocorre hoje com a cooperativa que é modelo e orgulha os alagoanos”, comemorou.