Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Curso sobre tecnologia de plantio e manejo do cacaueiro
conteúdo

Notícias

Curso sobre tecnologia de plantio e manejo do cacaueiro

No período de 5 a 9 de dezembro, acontece, no Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), em Ilhéus (BA), curso sobre tecnologia de plantio e manejo de cacaueiro. O treinamento é resultado de cooperação técnica entre a Codevasf e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), por meio da Superintendência do Estado da Bahia.
publicado: 05/12/2011 16h28, última modificação: 01/11/2022 14h18

No período de 5 a 9 de dezembro, acontece, no Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), em Ilhéus (BA), curso sobre tecnologia de plantio e manejo de cacaueiro. O treinamento é resultado de cooperação técnica entre a Codevasf e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), por meio da Superintendência do Estado da Bahia. O objetivo é capacitar os técnicos da Codevasf, ou a ela vinculados, que atuam nos agroecossistemas do Semiárido para prestarem serviços de orientação técnica aos agricultores.

Por meio do curso, os participantes estarão capacitados com a tecnologia de produção de cacaueiro em regiões do Semiárido para buscar a consolidação da expansão do agronegócio cacau para essas novas fronteiras. Serão abordados, em palestras proferidas por especialistas no assunto, diversos aspectos da cultura do cacau como: cultivo intensivo, ecofisiologia, melhoramento genético, fertirrigação, adubação, nutrição, enxertia, controle biológico de pragas e doenças do cacaueiro, entre outras abordagens.

Além das palestras, o treinamento contará com visitas técnicas. Dentre os locais a serem percorridos estão o Instituto Biofábrica de Cacau, em Ilhéus, para conhecimento do processo produtivo de mudas clonal de cacau, fruteiras e essências florestais, bem como o laboratório de micropropagação; e a fazenda Porto Seguro, em Uruçuca, para os participantes conhecerem os resultados obtidos com técnicas de manejo de cacaueiros clonados.