Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Codevasf realiza primeira reunião de avaliação do Programa Água Para Todos em Maceió
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza primeira reunião de avaliação do Programa Água Para Todos em Maceió

A capital alagoana foi sede do primeiro encontro de avaliação do Programa Água para Todos por técnicos da Codevasf, na segunda-feira, 28 de novembro, com a reunião de todos os coordenadores regionais do programa na companhia e de representantes do Ministério da Integração Nacional (MI).
publicado: 12/12/2011 09h37, última modificação: 01/11/2022 14h18

A capital alagoana foi sede do primeiro encontro de avaliação do Programa Água para Todos por técnicos da Codevasf, na segunda-feira, 28 de novembro, com a reunião de todos os coordenadores regionais do programa na companhia e de representantes do Ministério da Integração Nacional (MI).

Durante a reunião, os coordenadores regionais apresentaram o andamento do programa nos estados em que a Codevasf atua, princialmente em relação às atividades de validação dos cadastros dos potencias beneficiários do Água para Todos. Maceió foi escolhida para a reunião por sediar, no mesmo período, o XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que também reuniu técnicos da Codevasf que atuam no programa.

O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri/AL) sob a coordenação de Carlos Hermínio, coordenador nacional do Programa Água para Todos na Codevasf. A reunião contou com orientações sobre os processos licitatórios do programa a partir de recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) realizadas pela coordenadora de administração e licitações do programa na Codevasf, Lucianita Dayrell, com a apresentação das ferramentas de planejamento e acompanhamento das metas para 2011/2012, feita pelo coordenador de planejamento do programa na Codevasf, Henrique Guelber, e com o repasse de recomendações técnicas para o acompanhamento das obras apontadas pelo coordenador técnico do programa na Codevasf, Elton Silva.

Durante a reunião, foi apresentada a proposta das cisternas produtivas, que está sendo elaborada pela Codevasf para a chamada Segunda Água, fase seguinte do programa, após a instalação de cisternas individuais para consumo humano e barreiros, que contemplará as instalações de cisternas para produção de alimentos, que tem como objetivos a segurança alimentar de famílias em extrema pobreza e a geração de renda a partir da comercialização do excedente de produção. A proposta foi apresentada pela gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Kênia Marcelino, e deve ser finalizada até o final do ano para execução em 2012.

As ações sociais que serão desenvolvidas pelo programa para promoção da sustentabilidade das cisternas e demais tecnologias sociais de armazenamento de água para consumo humano também foram debatidos na primeira reunião de avaliação do programa em Maceió (AL). A apresentação da proposta foi realizada pela coordenadora de Ação Social do programa da Codevasf, Luana Costa.

Todos os coordenadores regionais do programa na Codevasf nos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Minas Gerais, Piauí, Maranhão e Bahia participaram da reunião, que contou também com as presenças da coordenadora geral de Programas e Projetos Especiais do Ministério da Integração Nacional (MI), Adriana Melo Alves, do representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI, João Francisco Araújo, e do superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo.

Para Adriana Melo Alves, do MI, o desempenho apresentado pela Codevasf na reunião está bastante avançado. “O envolvimento dos técnicos na execução do programa nos deixa bastante satisfeitos. A partir do que vimos aqui, podemos perceber que a Codevasf está avançando rapidamente na execução do programa”, declarou.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas também se mostrou satisfeito com o desempenho da companhia na execução das metas do programa. “Pelo ritmo que estamos, tenho certeza que as metas serão superadas e que nossa missão de promover o desenvolvimento regional será efetivada mais uma vez por meio da universalização do acesso à água”, afirmou Antônio Nélson de Azevedo.

O coordenador nacional do Programa Água para Todos na Codevasf, Carlos Hermínio, também participou do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado em Maceió (AL) no mesmo período, com a apresentação do trabalho “Pacto de Ações Solidárias na Sub-bacia do Riacho Jacaré do Baixo São Francisco”, resultado de sua tese de doutorado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no qual analisa o envolvimento e a importância da participação de diversos segmentos da sociedade local no processo de revitalização dessa sub-bacia a partir do modelo francês de Contrato do Rio.

Carlos Hermínio afirmou ser possível atuar na implantação do programa Água para Todos com a mesma categoria Contrato do Rio, partindo do envolvimento das comunidades nos objetivos do programa de universalização do acesso à água para consumo humano e produção de alimentos. “ Acredito que essa filosofia pode sim ser aplicada ao Água para Todos a partir do momento que temos a necessidade de envolver todos os beneficiários no controle social deste processo para que essas pessoas entendam as tecnologias de armazenamento de água e façam parte ativamente deste programa. Governos federal, estaduais, municipais e sociedade civil podem atuar junto na busca de soluções compartilhadas”, afirmou.

As deliberações e apontamentos retirados da primeira reunião, na Codevasf, de avaliação do Água para Todos em Maceió serão sistematizadas e encaminhadas ao Comitê Gestor do programa, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Fazem parte, também, do Comitê Gestor o Ministério da Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Cidades (Mcidades) e Ministério da Saúde/Funasa.