Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Codevasf apoia associações de apicultores na Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia associações de apicultores na Bahia

Em 2011, a Codevasf, através do Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL) de apicultura e do Projeto Amanhã, continuou apoiando o associativismo como forma de gerar emprego e renda em comunidades do interior dos municípios no norte da Bahia.
publicado: 06/12/2011 16h42, última modificação: 01/11/2022 14h18

Em 2011, a Codevasf, através do Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL) de apicultura e do Projeto Amanhã, continuou apoiando o associativismo como forma de gerar emprego e renda em comunidades do interior dos municípios no norte da Bahia.

Nessa semana, a Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Gerência Regional de Revitalização (GRR/UDT) entregou ao representante da Associação Agropecuária Asa Branca, do município de Sobradinho, todos os materiais necessários para o aproveitamento e desenvolvimento do potencial apícola da região.

Ao todo foram doados 923 utensílios que serão usados pela entidade na produção, coleta, extração e beneficiamento de mel e cera, sendo eles: 210 colmeias completas padrão Langstroth com duas melgueiras, 210 kg de cera pura alveolada de abelha, um cilindro alveolador, um laminador elétrico de cera em inox com tábua, cinco vassourinhas espanadoras de favos, 50 telas investidas para alvados de ninhos, cinco canecos soldadores de lâminas de cera alveolada, cinco incrustadores elétricos de cera, 50 telas de transporte de ninhos com encaixe em arame, cinco tábuas para incrustar lâminas de cera em quadros padrão Langstroth, 100 baldes plásticos para mel com capacidade de 25 Kg, 21 pares de botas de segurança, 21 pares de luvas, 21 macacões, cinco fumigadores, três garfos desoperculadores em aço inox e 210 alimentadores individuais de colmeias.

O custo do investimento foi da ordem de R$ 50 mil. Os materiais foram entregues pelo técnico da Codevasf em Juazeiro, Everaldo de Andrade Cavalcanti, ao presidente da Associação Agropecuária Asa Branca, Francimilson Fabiano da Silva. Eles vão receber também assistência técnica do governo do estado, através do Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada (IRPAA).

Esse material vai beneficiar 21 famílias do povoado Novo São Gonçalo, que são ex-barrageiros deslocados para o povoado que fica a 20 km da sede do município em consequência da construção da barragem de Sobradinho. Atualmente eles estão incluídos no Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, e dispõem de 20 ha para produção de acerola e 10 ha para produção de maracujá.

Para o representante da Asa Branca “essa ajuda da Codevasf vai melhorar a vida de muita gente no povoado, que vai poder aumentar a renda familiar e ainda vai arrumar emprego para os filhos dos agricultores”. Conforme estimativas, a produção pode chegar a 8,4 toneladas de mel, que devem ser comercializadas principalmente em entrepostos no município de Remanso.

Segundo Everaldo Cavalcanti, da 6ª GRR/UDT, a Codevasf sempre tem procurado atender aos pleitos das associações dentro do possível. Ele afirma que ações semelhantes já foram feitas junto a entidades como a Associação dos Pequenos Produtores e Apicultores da Fazenda Santarém, Associação dos Agricultores de Salina da Brinca e Associação de Fundo de Pasto dos Pequenos Produtores e Apicultores de Ladeira Grande, todas elas no município de Casa Nova.

Everaldo cita também a Associação Agrícola dos Produtores de Mel de Sobradinho, a Associação Comunitária Agropastoril dos Pequenos Agropecuaristas da Fazenda Serra da Besta e Adjacências, no município de Uauá, a Cooperativa Apícola e Pesqueira de Campo Formoso e a Associação Apícola de Sento Sé.