Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > 6ª Expo São Francisco destaca economia e cultura do Baixo São Francisco Alagoano
conteúdo

Notícias

6ª Expo São Francisco destaca economia e cultura do Baixo São Francisco Alagoano

A música ribeirinha do grupo Caçuá de Piaçabuçu, o artesanato de couro de Batalha, no sertão alagoano, os folguedos populares de Penedo, como a Dança das Peneiras, a culinária regional, a exemplo do tradicional bolinho de arroz da Igreja Nova e da linguiça de tilápia , e diversos produtos e serviços do Baixo São Francisco foram algumas das atrações da 6ª edição da Expo São Francisco, exposição agropecuária e cultural que a Codevasf realizou na orla do rio São Francisco, em Penedo (AL), no último final de semana.
publicado: 20/12/2011 14h24, última modificação: 01/11/2022 14h18

A música ribeirinha do grupo Caçuá de Piaçabuçu, o artesanato de couro de Batalha, no sertão alagoano, os folguedos populares de Penedo, como a Dança das Peneiras, a culinária regional, a exemplo do tradicional bolinho de arroz da Igreja Nova e da linguiça de tilápia, e diversos produtos e serviços do Baixo São Francisco foram algumas das atrações da 6ª edição da Expo São Francisco, exposição agropecuária e cultural que a Codevasf realizou na orla do rio em Penedo (AL), no último final de semana. A exposição reuniu nos dois dias evento, 16 e 17 de dezembro, aproximadamente duas mil pessoas que visitaram os 26 expositores para conhecer uma amostra da rica economia e cultura do Baixo São Francisco alagoano.

CODEVASF

A Codevasf montou um estande no evento para apresentação de suas ações, operações, projetos e programas. No local, os visitantes conheciam a produção agropecuária dos perímetro públicos de irrigação mantidos pela Companhia em Alagoas: Itiúba, em Porto Real do Colégio, e Boacica, em Igreja Nova. Um mapa na entrada do estande mostrava, por meio de ícones, os projetos executados pela Codevasf no vale do São Francisco alagoano, como os empreendimentos apoiados pelo programa de APLs da empresa e os investimentos do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

As espécies nativas do “Velho Chico”, como o piau e a xira, chamavam a atenção dos visitantes, assim como a fazendinha montada no local do evento para destacar o apoio da Codevasf à ovinocaprinocultura por meio de iniciativas como o Projeto Amanhã, que qualifica a juventude rural para novas técnicas agropecuárias.

Um dos destaques deste ano no estande da Codevasf foi a Sala de Treinamento que funcionou no local. A cada meia hora, os visitantes puderam acompanhar palestras sobre a atuação da companhia no estado de Alagoas. Os estudantes Reinaldo Vasconcelos, Resiane Maiara, Raiane Maiara e Marta Maria de Lima participaram de palestras no estande e saíram bastante curiosos em conhecer outras ações da companhia. “Saímos agora de uma palestra sobre os projetos de revitalização do rio São Francisco. Não conhecia todas essas ações. Estamos interessados em conhecer mais sobre a Codevasf e seu trabalho pelo desenvolvimento da região”, afirmou a estudante Marta Maria Lima.

Para o superintende regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, o sucesso de público no evento aponta que a Expo São Francisco está no caminho certo. “O evento tem como objetivo reunir o que temos de melhor na região: os projetos e programas que estão fortalecendo a economia e a cultura do vale do São Francisco alagoano. São seis edições com resultados positivos para a Codevasf e para os parceiros que há seis anos apostam no evento como vitrine do desenvolvimento que estamos construindo”, afirmou.

EXPOSIÇÃO

Presentes pelo segundo ano consecutivo à Expo São Francisco, as artesãs de Batalha apresentaram, no estande da Associação de Artesã de Couro de Batalha (AACB), sandálias confeccionadas à base de couro de bovino, caprino e ovino. “Veio muita gente ver nosso trabalho. Conseguimos vender boas peças e divulgar nosso trabalho aqui em Penedo. Por isso, podem nos aguardar que, se Deus quiser, estaremos aqui de novo em 2012”, comemorou Joseane Clemente, uma das artesã filiadas à AACB que produzem artesanato com a marca sertaneja. Entre os destaques do estande, a famosa sandália “Xô Boi”.

Os equipamento e implementos agrícolas também estavam presentes à exposição com a empresa Pemagri Tratores que expôs máquinas no local do evento. “Sempre estamos presentes em eventos agropecuários e não poderíamos faltar à exposição do Baixo São Francisco, uma oportunidade para que os produtores da região conheçam nossas máquinas”, declarou Otávio Barros, consultor de vendas, ao lado do colega Lúcio Flávio Arruda, também consultor de vendas da empresa expositora.

Os visitantes da 6ª Expo São Francisco também puderam apreciar a variedade de sabores e ingredientes da culinária regional na praça de alimentação montada no local do evento. Na barraca Delícia do Pescado, estudantes do curso de Engenharia de Pesca do Polo Penedo/ Ufal apresentaram o resultado da aplicação de técnicas e tecnologias ao beneficiamento da tilápia. Segundo Laryssa Tycyana, estudante de Engenharia de Pesca e uma das responsáveis pela barraca, a Delícia do Pescado foi organizada com o objetivo de promover o aumento do consumo de pesca, especialmente no Baixo São Francisco, e, consequentemente, estimular atividades em piscicultura. “A ideia surgiu no laboratório de Tecnologia de Pescado, sob responsabilidade da professora Talita Espósito, no qual são trabalhadas tecnologias que agreguem valor ao pescado”, explicou. No local, podia-se experimentar isca e bolinho de peixe. No entanto, o que chamava mais a atenção dos visitantes foi a linguiça de peixe.

Com o tema “São Francisco: parcerias para o desenvolvimento sustentável”, a 6ª Expo São Francisco reuniu vinte e seis instituições governamentais, públicas e privadas, entre elas as prefeituras de Penedo e Igreja Nova, a Fundação Casa do Penedo, Marinha do Brasil, Biscoitos D'Lícia de Penedo, Cooperativa Pindorama de Coruripe, as agroindústrias Paisa de Penedo e Marituba de Igreja Nova, Casa da Amizade de Penedo, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e Polícia Militar de Alagoas, entre outras instituições com atuação no Baixo São Francisco alagoano. A exposição teve apoio das prefeituras de Penedo, Piaçabuçu e Igreja Nova.

CULTURA DO BAIXO SÃO FRANCISCO

A cultura e arte do Baixo São Francisco também estiveram presentes nas apresentações no palco montado na praça 12 de Abril, na orla do rio São Francisco em Penedo. Na sexta-feira (16), os visitantes puderam acompanhar a Dança da Peneira e o Pastoril de Penedo e a Banda Musical Penedense. O encerramento do primeiro dia da 6ª Expo São Francisco, foi realizado pela banda penedense Cores do Mar.

No sábado (17), foi a vez da musicalidade da foz do rio São Francisco com o grupo Caçuá de Piaçabuçu, que se apresentou acompanhado de um quarteto de sax. Logo em seguida, para encerrar a 6ª edição da Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco, o cantor penedense Adelson fez uma show com sucessos da música brasileira acompanhado pela banda Itapuã.