Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Palmeira dos Índios (AL) reivindica inserção na área de atuação da Codevasf
conteúdo

Notícias

Palmeira dos Índios (AL) reivindica inserção na área de atuação da Codevasf

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, participou, na última terça-feira (03), de audiência pública promovida pela Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios para discutir a inclusão do município na área de atuação da Codevasf.
publicado: 05/04/2012 11h49, última modificação: 01/11/2022 14h14

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, participou, na última terça-feira (03), de audiência pública promovida pela Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios para discutir a inclusão do município na área de atuação da Codevasf. Para embasar a solicitação, a Prefeitura Municipal havia encomendado estudos técnicos comprovando que o município possui dois riachos, Caixão e Saco, que drenam suas águas para o rio Traipu, um dos afluentes do rio São Francisco em Alagoas. Atualmente, 49 municípios alagoanos integram a área de atuação da Companhia em Alagoas.

O superintende Luiz Alberto Moreira afirmou, durante a audiência pública, que a Companhia já atuou na área de Palmeira dos Índios quando Estrela de Alagoas, hoje emancipado, fazia parte do município. De acordo com ele, o pedido será encaminhado à Diretoria Executiva da Codevasf que analisará a solicitação e o estudo técnico. “Como empresa pública de desenvolvimento regional, a Codevasf possui compromisso com os municípios da bacia do São Francisco. Caso seja reconhecida como integrante da bacia, Palmeira dos Índios deverá receber os investimentos da Companhia necessários para seu desenvolvimento social e econômico sustentáveis”, afirmou.

Os moradores de Palmeira dos Índios participaram ativamente da audiência pública com perguntas que foram respondidas pelo superintende regional da Codevasf em Alagoas e pelo coordenador regional do programa Água para Todos na companhia em Alagoas, Eduardo Motta. Entre os questionamentos, os palmeirenses tiraram dúvidas sobre o Programa Água para Todos e de outros programas, como o apoio à atividades produtivas com o programa de Arranjos Produtivos Locais (APL).

Para o presidente da Associação Palmeirense de Apicultores e Melinicultores (Apamel), Antílio Novaes, o município pretende que a Codevasf seja um instrumento de apoio ao desenvolvimento de Palmeira dos Índios. “A inclusão de Palmeira na atuação da Codevasf deverá beneficiar não somente nós, apicultores, mas toda a população. Pelas ações da companhia na área ambiental, sabemos que os apicultores serão beneficiados, pois nossa atividade depende do equilíbrio do meio ambiente. O abastecimento de água também reflete positivamente, já que não se faz apicultura sem água”, afirmou.

A audiência contou com participação de autoridades e lideranças municipais, estaduais e federais, entre elas o deputado federal Givaldo Carimbão; prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro; secretária de Estado da Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas, Kátia Born; presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Fernando Toledo, dentre outros.


PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Distante 140 quilômetros da capital alagoana, Maceió, Palmeira dos Índios está situada na microrregião de Palmeira dos Índios, tendo como limites os municípios de Estrela de Alagoas (12 Km), Igaci (15 Km), Belém (22 Km), Mar Vermelho (64 Km), Paulo Jacinto (40 Km), Quebrangulo (23 Km) e Bom Conselho - PE (42 Km). Com uma área de 460,61 Km², o município possui uma população de pouco mais de 70 mil habitantes. Chamada de Princesa do Sertão, a cidade também é conhecida por ter sido governada pelo escritor Graciliano Ramos, que foi prefeito de 1928 a 1930.