Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Codevasf apresenta proposta em benefício dos apicultores de Minas Gerais
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta proposta em benefício dos apicultores de Minas Gerais

Mostrar o trabalho desenvolvido pelas associações e apresentar algumas propostas em benefício dos produtores de mel. Esse foi o objetivo da reunião realizada na última terça-feira (08) entre o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, e representantes de 31 associações de apicultores de 16 municípios mineiros.
publicado: 10/06/2010 17h05, última modificação: 01/11/2022 14h14

Mostrar o trabalho desenvolvido pelas associações e apresentar algumas propostas em benefício dos produtores de mel. Esse foi o objetivo da reunião realizada na última terça-feira (08) entre o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, e representantes de 31 associações de apicultores de 16 municípios mineiros.

No encontro foi debatido o projeto de implantação da central de associações de apicultores. A ideia é congregar as associações e oferecer maior poder de barganha aos 570 produtores cadastrados. Para o chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Alex Demier, o repasse direto do mel ao consumidor, sem passar por atravessadores, se destaca como uma das grandes vantagens da central.

A Codevasf é uma das principais incentivadoras da apicultura na região, contribuindo para a estruturação de atividades e apoiando o produtor por meio da implantação de casas de mel certificadas, de cursos e de participações em congressos e seminários. Somente em cinco anos, a empresa investiu mais de R$ 1 milhão na produção de mel, em 52 comunidades rurais de 23 municípios da região central e do Norte de Minas. Até agora também já foram construídas sete casas de mel. Esse esforço pode ser percebido através dos resultados. O último levantamento mostra a existência de 700 apicultores, que conseguem produzir anualmente em torno 400 mil quilos de mel através de 13.635 colmeias.

Há quatro anos, Wilson Geraldo de Araújo participa da associação dos apicultores de Paraopeba. Segundo ele, com a criação da central, a ajuda será maior, "pois não adianta trabalhar sozinho. Com o projeto, teremos o apoio de outras associações”.

Para o superintendente regional da Codevasf, Dimas Rodrigues, a expectativa é que se crie uma forte associação e, daqui a alguns anos, o mel produzido na região possa ser exportado.

Durante a reunião, foi apresentada ainda a campanha da Confederação Brasileira de Apicultura, denominada “Meu dia pede mel”. O objetivo é incentivar o consumo de mel entre a população brasileira, que, se comparado a outros países, é muito inferior.