Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Codevasf participa de dia de campo sobre orgânicos na Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de dia de campo sobre orgânicos na Bahia

Mais de 60 pessoas, entre técnicos, pesquisadores e pequenos produtores, participaram de um dia de campo sobre a produção orgânica de mamão em um dos lotes do Perímetro Irrigado de Pedra Branca, localizado entre os municípios de Abaré e Curaçá, no norte da Bahia
publicado: 18/06/2010 15h11, última modificação: 01/11/2022 14h14

Mais de 60 pessoas, entre técnicos, pesquisadores e pequenos produtores, participaram de um dia de campo sobre a produção orgânica de mamão em um dos lotes do Perímetro Irrigado de Pedra Branca, localizado entre os municípios de Abaré e Curaçá, no norte da Bahia. O evento foi organizado pela equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da empresa Projetec (Projetos Técnicos Ltda.), contratada pela Codevasf e Chesf para atuar no perímetro.

A experiência pioneira de produção orgânica de mamão da espécie formosa foi realizada em uma área específica do lote do agricultor Adão Nazário da Silva, onde o solo não apresentava as características físicas e químicas essenciais à produção agrícola. O trabalho começou a cerca de dois anos, quando foi realizado o enriquecimento da terra com técnicas utilizando principalmente diversos materiais vegetais, orgânicos ou biofertilizantes, melhorando suas condições químicas, físicas e biológicas.

Em oito meses, as primeiras mudas foram transplantadas para o local. Um ano depois os resultados começaram a aparecer. A expectativa é de que nesse primeiro ano a produção alcance uma média de 65 toneladas por hectare, um índice considerado muito bom pelos técnicos de ATER.

Segundo Ruy Mitsuo Takahashi, engenheiro agrônomo coordenador da extensão rural, “nosso objetivo é a produção de alimentos saudáveis, com baixo custo e com a constante melhoria do solo e do meio ambiente”.

Para o representante da Codevasf no perímetro, Zilton Alves, “esse trabalho começou com a conscientização do agricultor sobre os benefícios que a produção orgânica de alimentos poderia trazer. Agora o produtor colhe os frutos desse investimento, desse crédito, e serve como modelo para os demais agricultores”.

O gerente do contrato de ATER, engenheiro agrônomo José de Brito, afirma que “esse é mais um resultado positivo que conseguimos aqui no Perímetro Irrigado de Pedra Branca. Além do mamão orgânico, temos experiências na agricultura convencional com uma espécie híbrida de tomate e também com a banana, que é o carro-chefe da produção aqui no perímetro”.

PEDRA BRANCA

O Perímetro Irrigado de Pedra Branca, implantado no início da década de 90, está localizado à margem direita do rio São Francisco. Ele é dividido em 19 agrovilas, com cerca de 24 a 73 casas por unidade. O local á atendido por uma rede educacional composta de 10 escolas públicas, com um total aproximado de 30 salas de aulas. Possui ainda dois postos de saúde, duas ambulâncias para emergências e serviços médicos de dois profissionais e quatro enfermeiros. Calcula-se que 4.500 pessoas vivam no perímetro, sendo que 684 famílias são de reassentados do Sistema Itaparica.

O carro-chefe da produção agrícola é a banana (70% do total produzido), seguida pelo mamão, manga e goiaba. Os técnicos estimam que sejam produzidas uma média de 20 a 25 toneladas por hectare da fruta, que são comercializadas nos estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí e Pará. Outras culturas exploradas no Pedra Branca são cebola, amendoim, feijão, melancia e melão.