Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Codevasf participa de aula inaugural do curso de Engenharia de Pesca em Xique-Xique (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de aula inaugural do curso de Engenharia de Pesca em Xique-Xique (BA)

A Codevasf realizou captura de espécies nativas em uma lagoa artificial na localidade de Boa Vista, em Xique-Xique (BA), na última sexta-feira (20). A iniciativa visa à formação de plantéis de matrizes e reprodutores que serão utilizados nos centros da Companhia e por outras instituições parceiras que atuam com recursos pesqueiros e também marcou o início das aulas da primeira turma do curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado da Bahia (campus Xique-Xique).
publicado: 25/04/2012 15h55, última modificação: 01/11/2022 14h15

A Codevasf realizou captura de espécies nativas em uma lagoa artificial na localidade de Boa Vista, em Xique-Xique (BA), na última sexta-feira (20). A iniciativa, que visa à formação de plantéis de matrizes e reprodutores que serão utilizados nos centros da Companhia e por outras instituições parceiras que atuam com recursos pesqueiros, também marcou o início das aulas da primeira turma do curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado da Bahia (campus Xique-Xique).

Na ocasião, os alunos tiveram a chance de vivenciar diversos conceitos inerentes às ciências pesqueiras, como métodos e apetrechos de pesca; definição de ambientes; espécies nativas e exóticas do São Francisco; manejo e transporte de peixes vivos, entre outros.

Segundo Taiana Guimarães, mestre em Sistemas Aquáticos Tropicais e professora da Uneb, "o contato dos alunos com o ambiente, os organismos e com suas futuras áreas de estudo é fundamental para que se consiga compreender o link entre sala de aula e campo, entre teoria e prática, e as semelhanças e especificidades de cada um desses contextos". A professora também agradeceu à Codevasf pela oportunidade e reafirmou a importância do contato entre as duas instituições para a boa formação dos estudantes e, consequentemente, para o desenvolvimento da região.

Cooperação - A Codevasf possui um acordo de cooperação técnica com a Uneb por meio do qual disponibiliza as instalações do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX) para as aulas da instituição, fornecendo condições para realização de aulas práticas e pesquisas voltadas a produção e preservação dos recursos pesqueiros.

Por meio do acordo, será possível, ainda, com o aporte desses novos profissionais, a otimização dos objetivos dos Centros Integrados da Companhia como: peixamentos; recomposição da ictiofauna; suporte a projetos de piscicultura comercial de pequenos produtores; desenvolvimento de tecnologias de propagação artificial, larvicultura e alevinagem de espécies nativas de importância ecológica e econômica; monitoramento da qualidade da água das bacias; entre outros.