Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Codevasf apoia criação de nova reserva ecológica na caatinga em PE
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia criação de nova reserva ecológica na caatinga em PE

O Dia da Caatinga (28 de abril) foi celebrado em Pernambuco com a formalização de mais uma Unidade de Conservação (UC) desse bioma que é único no mundo. A Estação Ecológica de Serra da Canoa, com 8 mil hectares, localizada no município de Floresta (a 440 km de Recife), teve seu decreto de criação assinado pelo governador do Estado, Eduardo Campos, na última sexta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Sérgio Xavier. Essa é a segunda UC criada no âmbito estadual.
publicado: 30/04/2012 13h43, última modificação: 01/11/2022 14h15

O Dia da Caatinga (28 de abril) foi celebrado em Pernambuco com a formalização de mais uma Unidade de Conservação (UC) desse bioma que é único no mundo. A Estação Ecológica de Serra da Canoa, com 8 mil hectares, localizada no município de Floresta (a 440 km de Recife), teve seu decreto de criação assinado pelo governador do Estado, Eduardo Campos, na última sexta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Sérgio Xavier. Essa é a segunda UC criada no âmbito estadual.

As UC’s são voltadas para pesquisas, educação ambiental e preservação. Para implantar a Estação Ecológica Serra da Canoa (unidade de proteção integral), foram realizados estudos técnicos pelas equipes da Codevasf, Agência Estadual de Meio Ambiente e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, que confirmaram as boas condições da biodiversidade da área. Também foi realizada audiência pública no município de Floresta, e a proposta foi aprovada por unanimidade em reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema.

A área de Serra da Canoa pertencente a vários proprietários rurais e está sendo adquirida pela Codevasf, para em seguida ser repassada ao Governo do Estado, visando sanar o seu passivo ambiental.

O chefe do Escritório de Representação de Recife, Marcelo Teixeira, representou o presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, na solenidade que contou, ainda, com a participação de deputados estaduais e federais, prefeitos, dirigentes e técnicos de várias instituições ambientais, além de representantes de organizações sociais.