Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Biólogo da Codevasf é premiado por trabalho de preservação de peixes do São Francisco
conteúdo

Notícias

Biólogo da Codevasf é premiado por trabalho de preservação de peixes do São Francisco

O projeto de preservação de espécies nativas do rio São Francisco desenvolvido pelo biólogo Yoshimi Sato, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (1ª/CIT), unidade da Codevasf em Três Marias (MG), rendeu ao pesquisador o Prêmio Bom Exemplo, edição 2012, na categoria meio ambiente, que foi entregue nessa terça-feira (17), em Belo Horizonte (MG).
publicado: 17/04/2012 15h27, última modificação: 01/11/2022 14h15

O projeto de preservação de espécies nativas do rio São Francisco desenvolvido pelo biólogo Yoshimi Sato, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (1ª/CIT), unidade da Codevasf em Três Marias (MG), rendeu ao pesquisador o Prêmio Bom Exemplo, edição 2012, na categoria meio ambiente, que foi entregue nessa terça-feira (17), em Belo Horizonte (MG).

A premiação visa valorizar o esforço, a pesquisa, o trabalho e a realização de pessoas e organizações nas áreas da ciência, cultura, economia e desenvolvimento, educação, esportes, inovação, meio ambiente, personalidade do ano e cidadania em Minas Gerais, que se configuram em bons exemplos, por contribuírem, direta ou indiretamente, para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã. O Prêmio é uma realização da Fundação Dom Cabral, TV Globo Minas, Jornal O Tempo e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

Com doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, Yoshimi Sato trabalha na Codevasf desde 1976. Em 1977, atuou na implantação da Estação de Hidrobiologia e Piscicultura em Três Marias (atual Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura), onde iniciou estudos e monitoramento da ictiofauna da represa de Três Marias e a reprodução artificial de várias espécies de peixes da bacia do São Francisco, além de inúmeros outros trabalhos de pesquisa em biologia pesqueira.

Ao disponibilizar os seus estudos para várias instituições de ensino e pesquisa, a exemplo da UFMG, UFSCar, PUCMINAS, UFRJ, entre outras, Yoshimi Sato propiciou o desenvolvimento de um vasto conhecimento, contribuindo para a geração de cerca de mil artigos técnicos-científicos. Atualmente, um de seus principais trabalhos vem sendo desenvolvido em parceria com a Superintendência do IBAMA em Minas Gerais; trata-se do projeto de revitalização das lagoas marginais do São Francisco. “O mais importante realmente é a preservação de espécies. Em certas situações, acredito que só um processo como esse para que as espécies continuem vivas”, explica Sato.


FOCO NA REVITALIZAÇÃO

A Codevasf, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, desenvolve pesquisas em limnologia e ictiologia; desenvolvimento de tecnologias de reprodução artificial, larvicultura e alevinagem de peixes nativos na bacia do rio São Francisco; realização de peixamentos na região do Alto São Francisco com alevinos de espécies nativas; e promoção de treinamentos a estudantes e graduados em biologia, medicina veterinária, engenharia de pesca, oceanografia, agronomia e zootecnia.

No decorrer da sua existência, o Centro contabiliza a reprodução artificial de 35 espécies de peixes, ou seja, cerca de 20% do total das espécies nativas do rio São Francisco conhecidas, entre elas curimatã pacu, zulega ou xira, curimatã pioa, surubim, dourado, piau verdadeiro, matrinchã, pacamã e pirá.

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias é administrado pela Codevasf, por meio de sua Superintendência Regional em Montes Claros. Desde 1995, mantém parceria com a Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) para a recomposição da ictiofauna no Alto São Francisco.


Com informações do site: www. globotv.globo.com