Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Água para Todos em Alagoas é modelo para Funasa
conteúdo

Notícias

Água para Todos em Alagoas é modelo para Funasa

Uma comitiva da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) esteve visitando Alagoas para conhecer de perto a tecnologia e a metodologia que a Codevasf está desenvolvendo na implantação do Programa Água para Todos no estado.
publicado: 20/04/2012 17h13, última modificação: 01/11/2022 14h15

Uma comitiva da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) esteve visitando Alagoas para conhecer de perto a tecnologia e a metodologia que a Codevasf está desenvolvendo na implantação do Programa Água para Todos no estado. Fizeram parte da comitiva o presidente do órgão, Gilson Carvalho Queiroz Filho; diretores dos Departamentos de Engenharia de Saúde Pública e de Saúde Ambiental, Ruy Gomide Barreira e Henrique Pires, respectivamente; chefe da Divisão de Engenharia, Diógenes Otero Galhardo Braga; coordenador Geral de Engenharia Sanitária, José Antônio da Motta Ribeiro; e superintendentes regionais dos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. A Funasa, vinculada ao Ministério da Saúde, é um dos órgãos integrantes do Comitê Gestor do Programa em âmbito nacional.

O grupo foi recepcionado pelo superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Nogueira Moreira, que, em nome da Companhia, deu as boas vindas às autoridades presentes, como também aos membros dos comitês gestores municipais do Programa Água para Todos de Arapiraca e Craíbas presentes ao evento, realizado no auditório da sede da Codevasf em Penedo.

Após a abertura, o coordenador regional do Programa Água para Todos da Codevasf em Alagoas, Eduardo Motta, fez uma ampla exposição das ações que estão sendo implementadas nos sete municípios em que a Codevasf vem atuando no cumprimento das metas contratadas em 2011, como também da metodologia que vem sendo adotada, com ênfase na organização social e na geração de emprego nas próprias comunidades em que os projetos estão sendo executados, como também dos benefícios gerados à população sem acesso a água inserida no nível da extrema pobreza.

“Nossa vinda aqui tem o objetivo de trocar informações e nivelamento para que possamos aprender com o trabalho que já é desenvolvido pela Codevasf no Programa Água para Todos. A Funasa já atua no programa com cisternas de placa de concreto e pretende atuar também com cisternas de polietileno. A Codevasf conseguiu desenvolver uma solução de inovação tecnológica de cisternas e, viemos a Alagoas para verificar esse processo”, afirmou Gilson Queiroz.

Em seguida, a comitiva visitou a indústria de produção de cisternas de polietileno implantada pela Acqualimp no município de Penedo, que emprega tecnologia de última geração, com o propósito de atender o programa contratado pela Codevasf para os estados de Alagoas e Sergipe. Na oportunidade, o gerente operacional da fábrica, Cássio Fernandes, explicou todo o processo de fabricação da cisterna, desde a recepção da matéria-prima até o produto final, procedimento que leva aproximadamente uma hora de duração. A indústria de Penedo atualmente vem produzindo sessenta cisternas por dia.

Na sequência, os visitantes foram verificar a instalação das cisternas no município de Estrela de Alagoas. Naquele município, a comitiva foi recepcionada pelo Comitê Gestor Municipal de Estrela de Alagoas – CGMEA, pelas comissões comunitárias e representantes da prefeitura. Na oportunidade, os membros da Funasa, em contato direto com a comunidade, presenciaram todo o sistema da cisterna instalada, composta por calhas, tubulações, conexões e bomba manual, além de conhecer o nível de organização comunitária em torno do programa.

Por ocasião da visita, Ruy Gomide afirmou que ficou admirado com o grau de organização da comunidade e o nível de capacitação das famílias beneficiadas com as cisternas de consumo humano e que o modelo visto em Alagoas será levado para discussão a nível da direção nacional da Funasa, visando uma possível adoção e execução nos municípios onde a Funasa vem atuando no semiárido. Finalizou parabenizando a Codevasf pela eficiência com que o programa vem sendo conduzido em Alagoas.