Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > UFAL apresenta Plano de Pesquisa em Aqüicultura no Ceraqua
conteúdo

Notícias

UFAL apresenta Plano de Pesquisa em Aqüicultura no Ceraqua

Os professores doutores Emerson Soares e Petrônio Coelho, do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), apresentaram o Plano de Pesquisa em Aqüicultura e Recursos Pesqueiros para Alagoas, com ênfase no Ceraqua
publicado: 09/05/2008 14h54, última modificação: 01/11/2022 14h13

Em reunião realizada no Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco – Ceraqua, os professores doutores Emerson Soares e Petrônio Coelho, do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas  (UFAL), apresentaram o Plano de Pesquisa em Aqüicultura e Recursos Pesqueiros para Alagoas, com ênfase no Ceraqua. 

O encontro foi aberto pelo superintendente da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, o qual ressaltou a competência e a importância da UFAL na consolidação do Ceraqua. O evento contou com a presença de pesquisadores e dirigentes da UFAL, da Embrapa, de representantes da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado de Alagoas e do Sebrae, além da equipe técnica da Codevasf.

Na ocasião, os professores da UFAL apresentaram os projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq e SEAP/PR, destacando-se o monitoramento da pesca praticada no baixo São Francisco que, quando concluída, servirá da parâmetro para o IBAMA, no sentido de regulamentar os apetrechos de pesca a serem adotados, visando a manutenção dos estoques pesqueiros. A aplicação de redes de arrasto no banco camaroneiro do Peba, no entorno da foz do rio São Francisco, com tecnologia que permite a captura do camarão sem eliminar a fauna acompanhante de peixes jovens e, assim, contribuir com a recuperação da biodiversidade da fauna aquática que encontra-se em acentuado declínio.

Quanto aos projetos de pesquisa em aqüicultura a serem implementados no Ceraqua, ressaltam-se os de manejo e produção de surubim e curimatã-pacu; o  cultivo de matrinxã e tambaqui em canais de irrigação e ainda o de experimento de engorda do camarão pitu. Além disso, a professora Edma Carvalho, doutora da UFAL em zootecnia, ao elogiar a qualidade dos laboratórios que a Codevasf está instalando no Ceraqua com equipamentos de última geração, anunciou que irá desenvolver pesquisas aplicadas na área de nutrição de peixes.

O coordenador do Ceraqua, Eduardo Motta, ressaltou a importância da parceria estabelecida pela Codevasf com a UFAL, Embrapa e o governo do Estado de Alagoas, que resultará em produtos e serviços fundamentais para o desenvolvimento da aqüicultura na região, tornando-a referência no cenário nacional.

O encontro foi encerrado pelo diretor de Unidades Acadêmicas da UFAL, professor Williams Soares Batista, que destacou que a UFAL tem um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico, na formação profissional e na inserção social no Estado de Alagoas e que a Codevasf vem contribuir de forma decisiva para o atingimento dessas metas