Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Projeto é finalista ao Prêmio Metas do Milênio
conteúdo

Notícias

Projeto é finalista ao Prêmio Metas do Milênio

O Projeto de Microbacias do Rio de Ondas, desenvolvido pela Codevasf em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, está entre as experiências bem-sucedidas finalistas ao Prêmio Metas do Milênio
publicado: 01/02/2008 11h41, última modificação: 01/11/2022 14h13


O Projeto de Microbacias do Rio de Ondas, desenvolvido pela Codevasf em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, está entre as experiências bem-sucedidas finalistas ao Prêmio Metas do Milênio. A iniciativa consiste num projeto-piloto em que são testadas técnicas e práticas de conservação de solo e água. Por meio de um convênio no valor de R$ 650 mil, a ação é desenvolvida em parceria com a UFBA (Universidade Federal da Bahia), com apoio do governo do estado, Embrapa-Solos, Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e Clube do
Plantio Direto.

"Estamos satisfeitos com essa indicação. A experiência foi selecionada entre 680 iniciativas na etapa final do Prêmio, estando entre as 38 que estão sendo avaliadas por uma comissão", comemora o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo Neres. Ele explica que o projeto consiste na implantação de bacias de captação, conhecidas como barraginhas. "Isso permite a infiltração da água no solo; o reposicionamento das estradas, tornando-as ecológicas; implantação de sistemas agrosilvopastoris e áreas florestais. Além dos estudos em relação à limpeza das nascentes, implantação de espécies nativas nessas áreas e em regiões silvopastoris. As ações recuperam a área degradada para que possamos fazer uma efetiva recuperação das microbacias", conclui. Os trabalhos de sustentabilidade econômica também estão sendo iniciados, como incentivo à bacia leiteira e produção de biojóias.

Ainda, segundo o dirigente, a ação de revitalização com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) será replicada no conjunto das microbacias que compõem os rios Preto, Correne e Grande. "A replicação implicará num convênio com o governo do estado e a UFBA no valor estimado de R$ 22 milhões, como parte das ações de recuperação de áreas degradas. Entre as propostas está a montagem de uma rede de monitoramento de águas superficiais, fluviais e subterrâneas na região que guarda a quarta maior reserva de água do país, o Aqüífero Urucuia, onde encontra-se um dos principais pólos do agronegócio brasileiro.

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Metas do Milênio foi criado pelo governo federal para incentivar ações que contribuam para que o país atinja, até 2015, as oito Metas do Milênio estabelecidas por 191 nações durante encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, em 2000.