Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Lançado o Território Velho Chico em Bom Jesus da Lapa
conteúdo

Notícias

Lançado o Território Velho Chico em Bom Jesus da Lapa

O diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo Neres, e o superintendente regional, Calmito Fagundes, participaram do lançamento do Programa Territórios da Cidadania - Território Velho Chico – na cidade de Bom Jesus da Lapa
publicado: 11/03/2008 14h05, última modificação: 01/11/2022 14h13

O diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo Neres, e o superintendente regional, Calmito Fagundes, participaram do lançamento do Programa Territórios da Cidadania - Território Velho Chico – na cidade de Bom Jesus da Lapa.

Como principal empresa articuladora das ações de desenvolvimento regional, mais precisamente na Bacia do São Francisco, a Codevasf teve sua ação destacada como um dos principais modelos de promoção de ações de desenvolvimento para redução das desigualdades sociais e para a inclusão social das regiões do Velho Chico.

O diretor Jonas Paulo apresentou o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, como um dos principais eixos para a parceria com os demais 15 ministérios envolvidos no Programa Territórios da Cidadania. O orçamento do esgotamento sanitário das cidades da Bacia do Médio São Francisco, em torno de R$ 50 milhões para 2008, representa mais de 25% de todo o recurso investido pelo governo no novo Programa.

Outro importante aspecto relevante, anunciado pelo superintendente José Calmito, é a interação entre a educação ambiental, as ações de conscientização e as intervenções da Codevasf para a convivência do ribeirinho com o semi-árido e rio, o que promove um desenvolvimento mais sustentável e consistente da região.

OUTRAS AÇÕES

A Codevasf ainda participa do Programa Territórios da Cidadania - Território Velho Chico com diversos eixos, como infra-estrutura, meio-ambiente, inclusão social, arranjos produtivos locais, educação (Univasf e Cefet) e demais ações vinculadas para o desenvolvimento.

O Programa Territórios da Cidadania é uma ação conjunta do Governo Federal, capitaneada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e mais 15 ministérios. O total de territórios atendidos será de 60 em todo o Brasil. Segundo dados oficiais, o programa investirá no Território Velho Chico o total de R$ 220 Milhões, em 77 ações nos 16 municípios do Território. Ao todo são 04 Territórios a serem atendidos na Bahia, os quais apresentaram critérios de deficiência nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e por níveis consideráveis de minorias étnicas desassistidas, como povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, assentados da reforma agrária e cidades com altos índices de populações rurais.