Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Recuperação de áreas degradadas em Minas Gerais
conteúdo

Notícias

Recuperação de áreas degradadas em Minas Gerais

Com apoio técnico e financeiro do Ministério da Integração Nacional/Codevasf, foi inaugurado o Centro de Referência de Recuperação de Áreas Degradadas do Alto São Francisco, no município de Arcos(MG)
publicado: 17/04/2008 15h03, última modificação: 01/11/2022 14h13

 Com o apoio técnico e financeiro do Ministério da Integração/Codevasf, o Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, foi inaugurado, na última quarta-feira (16), o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CR-ad) do Alto São Francisco no município de Arcos (MG). O superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves, representou no evento o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e o presidente da Codevasf, Orlando Cezar da Costa Castro.

“Onde houver uma ação de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco, em Minas Gerais, lá estará o Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Codevasf. E no Alto São Francisco, não poderia ser diferente, pois é aqui que nasce esse que é considerado o rio da integração nacional, banhando vários estados brasileiros”, ressaltou Chaves em seu pronunciamento.

Na parceria para a implantação do Centro de Referência, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, repassou à Universidade Federal de Lavras (UFLA) recursos da ordem de R$ 741.351,00 para construção das dependências onde funcionarão a base de gestão, composta por salas de administração, laboratório, técnica e de capacitação. Também participaram da concretização dessa obra a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-SEMADE/MG, por intermédio do Instituto Estadual de Florestas (MG) e Prefeitura de Arcos.

Com a inauguração oficial do Centro de Arcos, pretende-se fazer uma boa divulgação dessa política pública, visando mobilizar os produtores rurais da região e angariar parcerias para assegurar a continuidade das ações de restauração de paisagens florestais na Bacia do rio São Francisco.

O CR-ad de Arcos situa-se na Estação Ecológica de Corumbá, na zona rural do município, onde também está sendo implantado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG), com recursos do Programa de Revitalização, um viveiro de produção de mudas de espécies nativas desta zona de transição entre os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica.

EXPANSÃO DE AÇÕES

A implantação dos CR-ad’s na bacia do São Francisco integra as ações do Plano de Ação Estratégica de Recuperação e Desenvolvimento Florestal, elaborado pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, por intermédio do Departamento de Florestas (SBF/DFLOR-PNF), e pelo Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas, vinculado à Secretaria de Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos (PRSF/SRHU). Estudos de viabilidade técnica para a criação de CR-ad’s em Serra Talhada (PE); Barreiras (BA), Montes Caros (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA) encontram-se em andamento, para permitir que toda meta estabelecida até 2010 seja cumprida, abrangendo todos os biomas e/ou regiões consideradas estratégicas para a restauração florestal.

A meta é inaugurar até 2010 oito Centros de Revitalização de Áreas Degradadas (CR-ad’s), sendo que quatro deles já estão funcionando, em caráter experimental. Além de Arcos, estão instalados Centros nos municípios de Paracatu, em Minas Gerais; Petrolina / Juazeiro da Bahia (PE/BA) e Arapiraca / Própria (AL/SE).