Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Feira de tecnologias e negócios agropecuários
conteúdo

Notícias

Feira de tecnologias e negócios agropecuários

Começa nesta quinta-feira (10) e vai até sábado (12) o primeiro grande evento do Planalto Central voltado para o agronegócios no DF – o AgroBrasília 2008, que acontece na área agrícola do PAD-DF, rodovia Brasília/Unaí (MG). Trata-se de uma feira de tecnologias e negócios agropecuários para empreendedores rurais de diversos portes
publicado: 10/04/2008 11h10, última modificação: 01/11/2022 14h13

Começa nesta quinta-feira (10) e vai até sábado (12) o primeiro grande evento do Planalto Central voltado para o agronegócios no DF – o AgroBrasília 2008, que acontece na área agrícola do PAD-DF, rodovia Brasília/Unaí (MG).  Trata-se de uma feira de tecnologias e negócios agropecuários para empreendedores rurais de diversos portes. A meta do encontro é criar um pólo de difusão da tecnologia agropecuária para capacitar e socializar conhecimento junto aos agricultores e técnicos de todo o país.

O presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), Luciano Monteiro da Silva, fará uma palestra hoje, das 15h às 16h, sobre a experiência da cooperativa, no estado de Alagoas, em como ganhar dinheiro na agricultura familiar.

A Carpil foi fundada há 29 anos, em Alagoas, com 76 produtores, com atividades voltadas para a agropecuária. Luciano informa que há 10 anos a cooperativa prioriza a bovinocultura de leite como principal atividade e a parceria com a Codevasf , Secretaria de Programas Regionais (SPR) e Ministério da Integração foi essencial para impulsionar a atividade. "Após a parceria, a cooperativa passou a ter dimensão estadual", acrescenta.

A Carpil é responsável pela administração da atividade de bovinocultura, organização dos produtores e familiares, transferência tecnológica, intercooperação e intercâmbio sócio-cultural e agroindustrialização da produção. A Codevasf/SPR/ MI é responsável pelo apoio à infra-estrutura de armazenamento, resfriamento e apoio à assistência técnica. Pela parceria já foram repassados 28 tanques de resfriamento de leite, dois minilaboratórios portáteis para análise da qualidade de leite e um tanque rodoviário para coleta de leite e transporte até a indústria.