Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Ceraqua será referência para o Brasil, afirma ministro
conteúdo

Notícias

Ceraqua será referência para o Brasil, afirma ministro

O ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), anunciou mais investimentos no desenvolvimento sustentável da aqüicultura e da pesca no estado, principalmente, voltados para as áreas de pesquisa, assistência técnica, implantação de infra-estrutura e capacitação dos pescadores do baixo São Francisco
publicado: 19/05/2008 17h16, última modificação: 01/11/2022 14h13

O ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), anunciou mais investimentos no desenvolvimento sustentável da aqüicultura e da pesca no estado, principalmente, voltados para as áreas de pesquisa, assistência técnica, implantação de infra-estrutura e capacitação dos pescadores do baixo São Francisco. O anúncio foi feito durante visita realizada ao Centro Integrado de Aqüicultura e Recursos Pesqueiros de Alagoas – Ceraqua/AL, implantado pela Codevasf em parceria com a SEAP/PR, na cidade de Porto Real do Colégio (AL).

Essas ações fazem parte de um acordo de cooperação técnica assinado entre os governos federal e estadual no Palácio República dos Palmares, em Maceió, na última sexta-feira (16/05). Em seu pronunciamento, no Ceraqua/AL, o ministro afirmou que “o Centro será um Centro de Referência para o nordeste e para o Brasil. Esse é o meu compromisso como ministro”.

Ele relembrou os investimentos feitos pela SEAP/PR, em parceria com a Codevasf, para que o Ceraqua se transforme numa referência para o país. Para o ministro, “a atuação do Ceraqua deverá ser ampliada e o Centro, além do aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias, também vai capacitar técnicos e produtores na área de aqüicultura, promover a revitalização do rio São Francisco e a melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos.”

Faziam parte da comitiva do ministro Gregolin, o governador do estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho; os senadores Renan Calheiros e Euclides Mello; os deputados federais Joaquim Beltrão e Cristiano Matheus; o secretário de estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário em exercício, Jorge Dantas, e o assessor da presidência da Codevasf, Albert Bartolomeu. Entre as autoridades presentes ao evento estavam o superintendente da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson, e em Sergipe, Antônio Viana, o deputado estadual Carlos Cavalcante, o prefeito de Porto Real do Colégio, José Reis, além de autoridades políticas de Igreja Nova e Porto Real do Colégio, representantes da Embrapa, UFAL, Sebrae, distritos de irrigação de Boacica e Itiúba, Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas, Federação dos Pescadores de Alagoas, Câmara Setorial de Aqüicultura e Pesca do Baixo São Francisco e outras entidades representativas da sociedade alagoana.

“Este é um momento muito importante para o estado”, afirmou o superintendente da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson Oliveira de Azevedo, ao dar as boas vindas à comitiva. “Acreditamos que logo os trabalhos aqui desenvolvidos vão ultrapassar fronteiras e novas parcerias e trocas de experiências só trarão benefícios para a região e o país”, disse o superintendente. A afirmação foi ratificada durante a palestra sobre o Ceraqua, feita pelo coordenador de relações institucionais do Centro, o engenheiro de Pesca Eduardo Motta, que demonstrou para os visitantes o grande potencial da aqüicultura no baixo São Francisco, a organização, a infra-estrutura e a grande produção que constituem a cadeia produtiva da atividade. Além disso, foi mostrado, em detalhes, o projeto Ceraqua/AL que, apesar de se encontrar em fase de implantação, já é destaque no cenário da aqüicultura nacional.

No recém construído auditório, estavam reunidos mais de cem pessoas entre produtores, funcionários da Companhia e representantes de várias instituições parceiras da Codevasf. O encontro demorou aproximadamente uma hora, mas serviu, segundo o superintendente Antônio Nélson, “como uma prestação de contas dos ótimos serviços que a Codevasf vem desenvolvendo no baixo São Francisco”.

O ministro Gregolin ficou tão impressionado com os resultados da implantação do Ceraqua, que anunciou que dentro de um mês, estará retornando com a sua equipe ao Ceraqua, em Alagoas.