Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Biomonitoramento é instalado no SAAE-Pirapora
conteúdo

Notícias

Biomonitoramento é instalado no SAAE-Pirapora

Foi instalado no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município de Pirapora (MG) um biomonitor, uma espécie de tanque com abastecimento contínuo da água do rio São Francisco para monitoraramento da qualidade
publicado: 26/02/2008 08h39, última modificação: 01/11/2022 14h13


Foi instalado recentemente no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município de Pirapora (MG), um biomonitor, uma espécie de tanque com abastecimento continuado da água do rio São Francisco. Com 6m², o tanque conta com cerca de 30 peixes de espécies diferentes (matrichã, curimatá e piau), que terá por objetivo servir de biomonitor da qualidade da água do "Velho Chico". O SAAE-Pirapora é o primeiro órgão de saneamento básico a instalar um projeto desse tipo na área de tratamento de água. Os peixes foram cedidos ao SAAE pela Codevasf.

Segundo o biólogo do SAAE, Patrick Valim, a avaliação dos peixes será feita por meio de seus comportamentos e de análises que serão realizadas nos órgãos internos do corpo e na musculatura. Com isso, será possível verificar a acumulação de algum poluente, metais pesados ou agrotóxicos, por exemplo. As análises serão realizadas pelo Cetec-MG, por meio de um convênio a ser firmado entre a autarquia e o órgão. "Se modificações bruscas e severas acontecerem é possível que ocorra a morte desses peixes, caso contrário, pode-se verificar pequenas alterações através das análises que serão realizadas no mesmo", acrescentou Patrick. O SAAE também informará à população e aos pescadores da região a respeito da qualidade da água e do pescado do São Francisco.

O próximo passo do projeto será a expansão do biomonitoramento para a Estação de Tratamento de Água - 2, localizada no Distrito Industrial e, consequentemente, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do SAAE - Pirapora