Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Associação de Alagoas recebe tanques de resfriamento de leite
conteúdo

Notícias

Associação de Alagoas recebe tanques de resfriamento de leite

A Codevasf entregou para a Associação Comunitária dos Produtores da Localidade de Ponta da Ilha (ASPROPI), em Alagoas, dois tanques de resfriamento de leite com capacidade para dois mil litros cada um
publicado: 29/01/2008 11h23, última modificação: 01/11/2022 14h13


A Codevasf entregou para a Associação Comunitária dos Produtores da Localidade de Ponta da Ilha (ASPROPI), em Alagoas, dois tanques de resfriamento de leite com capacidade para dois mil litros cada um. A assinatura do termo de compromisso foi realizada no Distrito de Irrigação do Projeto Marituba, em Ponta da Ilha, no município de Penedo. Assinaram o Termo o presidente da ASPROPI, o agricultor Aloísio Otávio Ferreira, e o superintendente da Codevasf no estado, Antônio Nélson Oliveira de Azevedo. Entre os convidados estavam presentes alguns parceiros dessa iniciativa, como o secretário de Agricultura de Alagoas, Alexandre Toledo, o vice-prefeito do município, José Alves, e os representantes da Cooperativa Pindorama e do Banco do Nordeste.

Segundo o superintendente Antônio Nélson, "os tanques devem atender cerca de 50 pequenos produtores rurais já cadastrados, e com potencial para aumentar a produção, que hoje chega a 1.400 litros de leite por dia. A possibilidade de conservação do produto dentro de normas sanitárias, e com escoamento já garantido, deve atrair outros pequenos produtores e fortalecer a Associação". A Cooperativa Pindorama assumiu o compromisso de comprar todo o leite produzido naquela região, conforme ficou acertado durante reuniões anteriores com os pequenos produtores.

Essa ação faz parte do Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar e conta com a coordenação do Ministério da Agricultura e participação das prefeituras e associações de pequenos produtores. Os recursos para a aquisição dos equipamentos são do Ministério da Integração Nacional. Em todo o estado, a Codevasf já entregou a pequenos produtores mais de 34 tanques de resfriamento e conservação de leite, além de analisadores e até um tanque para coleta e transporte rodoviário.

Cada tanque possui um sistema de controle digital de temperatura, além de apresentar um agitador interno ativado automaticamente. Os equipamentos vão beneficiar municípios como Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Dois Riachos, Maravilha, Pão de Açúcar, Carneiros, Palestina, São José da Tapera, Ouro Branco, Igreja Nova e Penedo.