Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Visita Técnica em Sergipe e Alagoas
conteúdo

Notícias

Visita Técnica em Sergipe e Alagoas

Diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Raimundo Deusdará Filho, e o gerente da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Sérgio Marcos Mota Werner, visitaram os perímetros de irrigação de em Sergipe e Alagoas
publicado: 25/10/2007 18h03, última modificação: 06/10/2023 17h09

O diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Raimundo Deusdará Filho, acompanhado do gerente da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Sérgio Marcos Mota Werner, visitaram os perímetros de irrigação de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, em Sergipe; Boacica e Itiúba, em Alagoas. O objetivo foi conhecer de perto a realidade dos perímetros irrigados, conhecer as dificuldades para estudar melhorias para a região.

Em Alagoas, Raimundo Deusdará participou de uma reunião com técnicos da Gerência Regional de Desenvolvimento no auditório da Superintendência Regional, em Penedo. Depois do encontro, a comitiva formada pelos superintendentes da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson Oliveira, e em Sergipe, Antônio Viana Filho, além de técnicos da Companhia, visitou os Perímetros Irrigados de Boacica, no município de Igreja Nova, e Itiúba, em Porto Real do Colégio.

Em seguida foi realizada outra reunião no auditório do Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco (CERAQUA/SF). Estiveram presentes representantes dos cinco Distritos de Irrigação de Sergipe e Alagoas, contando com a presença do prefeito de Igreja Nova, Newton Silva, e do presidente da Câmara Municipal, Manoel Roque. Na oportunidade, os Superintendentes Antônio Nélson e Antônio Viana fizeram uma exposição sobre o trabalho que a Codevasf vem realizando nos Perímetros Irrigados.

Depois o diretor Raimundo Deusdará falou sobre a liberação de recursos do ano de 2007 e as perspectivas orçamentárias para 2008. No debate que se seguiu, os representantes dos distritos fizeram uma exposição sobre os problemas enfrentados pelos perímetros, principalmente o do custeio operacional, que pode vir a inviabilizar a operação do setor. Entre as alternativas apresentadas está a inclusão justificada dos custos operacionais dos Perímetros no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o apoio e a participação mais eficaz de prefeituras e governos estaduais e também da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), abrindo-se assim uma nova fronteira de desenvolvimento sustentável.

Um outro encontro foi marcado para o mês de novembro, quando várias autoridades politicas, representantes de comunidades e de outras entidades serão convidados a participar.

A reunião com os representantes dos Perímetros de Irrigação terminou com uma apresentação do Gerente Regional de Administração e Logística da Superintendência Regional em Penedo, Walner Peixoto Lima, sobre a "Sustentabilidade dos Perímetros do Baixo São Francisco: Diagnóstico e Propostas".

Segundo Deusdará, outras visitas como essa serão feitas também nas demais Superintendências da Codevasf.