Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Visita técnica em Bocaina
conteúdo

Notícias

Visita técnica em Bocaina

A Codevasf e o Governo do Estado do Piauí promovem na terça-feira, 3, uma visita técnica à Unidade de Beneficiamento de Pescado de Bocaina
publicado: 02/04/2007 09h29, última modificação: 06/10/2023 17h08

A Codevasf e o Governo do Estado do Piauí promovem na terça-feira, 3, uma visita técnica à Unidade de Beneficiamento de Pescado de Bocaina. A ação faz parte da Festa do Peixe realizada pelo Governo do Estado em conjunto com a Codevasf, a Prefeitura de Bocaina, e a Cooperativa Aqüícola Regional de Picos (COAP). O presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias, já confirmou presença no evento.

A Unidade de Beneficiamento de Pescado, que será inaugurada nos próximos dias, fará o tratamento do pescado para a produção de filé de Tilápia. Além disso, o produto será embalado e congelado para a comercialização. Durante a Festa do Peixe, o Governo do Estado fará a compra de 120 toneladas de produtos.

A Unidade está sendo adequada para atender as exigências do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que certifica o local para receber o selo que permite a venda de produtos de origem animal industrializados ou não. Os equipamentos estão sendo instalados e testados. De acordo com a engenheira de pesca da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, Janleide Costa, toda a região será beneficiada com a inauguração do espaço. “Mais de 250 famílias poderão vender o peixe para que ele seja beneficiado na unidade”, afirma Janleide.

Açude

O açude de Bocaina tem capacidade para 106 milhões de m³ de água. Em 2005, um projeto piloto implantou 70 tanques-rede no local. Atualmente, mais de 300 tanques-rede estão instalados. A previsão para 2007, é que a produção chegue a 250 toneladas nos tanques-rede e 120 toneladas nos tanques-terra. 

Programação

Data: 03/04/2007 (terça-feira)

9h - Visita técnica à Unidade de Beneficiamento de Bocaina

10h – Primeira Hipofização da Estação de Piscicultura de Bocaina

11h – Solenidade na Barragem de Bocaina

13h – Vitrine gastronômica e show musical