Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Viagem pelo SF
conteúdo

Notícias

Viagem pelo SF

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, iniciou ontem (segunda-feira), em Belo Horizonte, uma viagem pelo vale do São Francisco, que começará efetivamente pela nascente do rio e terminará na sexta-feira em sua foz
publicado: 12/06/2007 10h39, última modificação: 06/10/2023 17h08


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, iniciou ontem (segunda-feira), em Belo Horizonte, uma viagem pelo vale do São Francisco, que começará efetivamente pela nascente do rio e terminará na sexta-feira em sua foz, na praia do Peba, em Alagoas. Na capital do estado, ele deu entrevista à imprensa, teve uma audiência com o governador Aécio Neves e, à noite, participou de um jantar com a bancada do PMDB.

Hoje, logo pela manhã, o ministro Geddel Vieira Lima, em companhia do presidente da Codevasf, Orlando Castro, visita a nascente do rio São Francisco, na Serra da Canastra. Em seguida, participa de almoço em Lagoa da Prata, onde se reúne com prefeitos e lideranças do Alto São Francisco. De lá, desce para Pirapora, onde deve aterrissar por volta das 15 horas.

Pirapora será o local onde o ministro permanecerá por mais tempo em viagem que ele próprio está denominando de "travessia para o futuro", referindo-se a novas perspectivas de desenvolvimento para o Vale que pretende imprimir em sua gestão. Hoje, às 16 horas, ele concede entrevista à imprensa no Hotel Canoeiros e, logo após, participa de reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF). O ministro pernoita em Pirapora.

Amanhã, 13, a partir das 8h40, embarca com sua comitiva no Vapor Benjamim Guimarães, fazendo um percurso de 12 quilômetros até a Barra do Guaicuí, na confluência do São Francisco com o rio das Velhas. Retorna depois a Pirapora e voa para Montes Claros, onde deverá chegar por volta das 13 horas. Do aeroporto, a comitiva vai direto para a sede da Codevasf, onde o ministro concede coletiva para a imprensa e participa de reunião com lideranças regionais. Às 15h30 horas ele embarca com destino a Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Na Bahia, visitará Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Barra, Juazeiro e Paulo Afonso. Em Pernambuco estará em Petrolina e Cabrobó. Em Sergipe visita Propriá, descendo em seguida para Alagoas, onde pernoita em Penedo. No dia seguinte, faz um sobrevôo sobre a foz do rio São Francisco, na praia do Peba, em Piaçabuçu.

Em seus contatos em Minas Gerais, com a imprensa e com lideranças políticas, o ministro deverá destacar, principalmente, as ações que o seu ministério vem desenvolvendo com vistas à revitalização da bacia do São Francisco. Ele mostrará que só neste ano, na área de saneamento, estão sendo investidos mais de 45 milhões de reais no estado, em convênio com as prefeituras municipais.