Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Safra do melão se destaca no Projeto Salitre
conteúdo

Notícias

Safra do melão se destaca no Projeto Salitre

Os produtores do Perímetro Irrigado Salitre, em Juazeiro (BA), já comemoram a boa safra de melão, conseguida através do uso de novas técnicas agrícolas que permitiram aumentar a produção em cada hectare cultivado.
publicado: 27/04/2011 16h57, última modificação: 06/10/2023 17h09

Os produtores do Perímetro Irrigado Salitre, em Juazeiro (BA), já comemoram a boa safra de melão conseguida através do uso de novas técnicas agrícolas que permitiram aumentar a produção em cada hectare cultivado. O resultado da colheita foi destaque no telejornal BATV, veiculado pela TV Bahia para todo o estado.

A reportagem mostrou as técnicas utilizadas para aumentar a produtividade de 18 para 35 toneladas por hectare da fruta, o dobro da média já obtida no Vale do São Francisco.

Essa produção foi obtida graças à irrigação localizada por gotejamento e ao sistema de plantio através de Mulching, que utiliza uma lona plástica para proteger a planta de invasores e doenças e o solo da erosão, entre outras vantagens.

Toda a produção de um dos lotes do Salitre já estava vendida, ainda no campo, para um centro de abastecimento no estado de São Paulo e por um preço que também surpreendeu os agricultores: R$ 1,00 o quilo, 25% a mais que na última colheita.

Segundo técnicos da Codevasf, este é um bom momento para os agricultores do Salitre, pois os maiores produtores nacionais de melão, que são os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, tiveram uma safra menor, devido à incidência de pragas e às chuvas intensas, o que prejudicou a produção.

O melão do Salitre que não for direcionado ao Sudeste do país será negociado no Mercado do Produtor de Juazeiro, onde compradores de outros estados do Nordeste, como o Piauí, estão garantindo uma boa comercialização.