Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Reuso de água
conteúdo

Notícias

Reuso de água

A regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA) implantou um projeto de reúso de água proveniente da suinocultura, visando à produção de oleaginosas (algodão e mamona) para fins energéticos.
publicado: 04/10/2007 12h05, última modificação: 06/10/2023 17h09

A regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA) implantou um projeto de reúso de água proveniente da suinocultura, visando à produção de oleaginosas (algodão e mamona) para fins energéticos. O projeto está sendo executado nas dependências do Projeto Amanhã, com recursos do CNPq e apoio da Embrapa. O objetivo principal é avaliar o potencial fertilizante do uso de água residuária da suinocultura na produção do algodão e mamona analisando os seus efeitos sobre o meio ambiente. A iniciativa proporcionará benefícios econômicos e sustentabilidade ambiental.

Após o plantio, as culturas irrigadas com águas residuárias apresentam desenvolvimento superior ao sistema de produção convencional (adubação química e irrigação com água boa), com fortes indícios de reflexo na produtividade.

CONTAMINAÇÃO -

O lançamento de efluentes líquidos, tratados ou não, nos rios tem provocado alterações em suas características físicas, químicas e biológicas. Essas alterações podem ser comprometedoras dependendo do uso que se fará dessa água e da qualidade e quantidade da carga poluente lançada. O efeito principal é a contaminação microbiológica por bactérias, vírus e protozoários causadores de doenças. No abastecimento industrial, os efeitos da água de qualidade inferior englobam a limitação para uso em determinadas indústrias (bebidas, têxtil, alimentos, papel e celulose, abatedouros e químicas) e nas operações e manutenções de caldeiras.