Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Recuperação de barragens na Bahia
conteúdo

Notícias

Recuperação de barragens na Bahia

A Codevasf vai iniciar as obras de recuperação de micro e pequenas barragens na região de Bom Jesus da Lapa (BA)
publicado: 23/11/2007 14h58, última modificação: 06/10/2023 17h09

A Codevasf vai iniciar as obras de recuperação de micro e pequenas barragens na região de Bom Jesus da Lapa (BA). Os trabalhos começam nos próximos dias e beneficiará milhares de famílias de comunidades da margem direita do São Francisco, região mais deficitária em água. O prazo previsto para o término das obras é de quatro meses. O valor total das obras é de R$ 800 mil.

Serão recuperadas 15 barragens na região, sendo dez no município de Bom Jesus da Lapa, quatro em Paratinga e uma em Caetité. São pequenas barragens construídas pela Codevasf, prefeituras municipais e demais órgãos de desenvolvimento do estado e governo federal, que se encontravam em precário estado de conservação e funcionamento, não contribuindo para o acúmulo de água dos riachos e micro-bacias da região. Entre as intervenções para recuperação, serão executados serviços de desassoreamento, retaludamento e redimensão do vertedouro. A empresa executora já foi licitada pela própria Codevasf e encontra-se instalada na cidade.

O volume das barragens variam de 20.000 a 150.000m3 de água e representam a volta da qualidade de vida para as populações mais sofridas do município, onde a falta de água é uma realidade constante. Além do consumo humano, as barragens também são utilizadas nos processos de produção de alimentos, consumo animal, higiene e até mesmo para lazer.