Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Recorde de colheita de mel em Sergipe
conteúdo

Notícias

Recorde de colheita de mel em Sergipe

O Arranjo Produtivo Local - APL de apicultura do Baixo São Francisco, em Sergipe, bate recorde de colheita na safra 2006/2007
publicado: 22/05/2007 11h44, última modificação: 06/10/2023 17h08


O Arranjo Produtivo Local - APL de apicultura do Baixo São Francisco, em Sergipe, bate recorde de colheita na safra 2006/2007. Desde o início do projeto de apoio ao APL, os apicultores dos municípios onde estão implantadas as ações, atingiram a meta de 20kg de mel por colméia.

Essa meta superou as estimativas iniciais dos técnicos da Codevasf e dos apicultores. A previsão inicial era de uma produtividade média de 15kg de mel/colméia/ano, nesse primeiro ano de implantação do projeto. Hoje, em menos de dois meses do período de safra, já foram colhidos mais de 3.000kg/mel na região dentro dos princípios de qualidade e boas práticas de manejo, conforme as orientações repassadas nos cursos de capacitação realizados.

O APL de apicultura do Baixo São Francisco ainda não está completamente estruturado. São estimados mais três anos para que todo o processo da cadeia produtiva seja atingido com ações de apoio e o grupo envolvido possa de fato ingressar em um mercado cada vez mais competitivo e crescente no Brasil e exterior.

Além do trabalho com a espécie Apis (abelha africanizada), o projeto de apoio à atividade iniciou, junto às comunidades, em março último, o trabalho com as abelhas nativas, visando colocar no mercado regional o mel de uruçu, mandaçaia e jandaíra, dentro dos padrões de qualidade e manejo.