Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Projeto Gente de Fibra
conteúdo

Notícias

Projeto Gente de Fibra

O Superintendente Regional da Codevasf em Sergipe, Paulo Carvalho Viana, participou de reunião com o grupo do Projeto Gente de Fibra, Instituto San Rafael, localizado no povoado Lagoa Redonda - município de Pirambu (SE).
publicado: 18/04/2011 11h53, última modificação: 06/10/2023 17h09

O Superintendente Regional da Codevasf em Sergipe, Paulo Carvalho Viana,  participou de reunião com o grupo do Projeto Gente de Fibra, Instituto San Rafael, localizado no povoado Lagoa Redonda - município de Pirambu (SE). Trata-se de um projeto social que realiza o processamento dos resíduos do coco e tem como objetivo principal a geração de renda para as famílias, amenizando os impactos ambientais causados pela disposição inadequada dos mesmos.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Programa de Educação Ambiental da Região Costeira - PEAC, são produzidos em média 580 mil frutos/mês.  Antes do processamento os resíduos eram queimados ou lançados diretamente na natureza. Como o período de biodegradação é muito longo, vinha causando fortes impactos ambientais. Por meio do projeto, esses resíduos vêm sendo transformados em composto orgânico para agricultura, fibra, pó e biojóias gerando assim renda para a população.

Durante  reunião a presidente do Instituto San Rafael, Jucélia Silva Santos, relatou a história referente ao projeto, suas dificuldades e sucesso ao longo desses oito anos e a persistência do grupo para a realização deste sonho que vem se concretizando graças ao apoio de órgãos públicos como a Codevasf.

Paulo Carvalho Viana reafirmou o apoio da Empresa ao projeto e ressaltou a importância desta promover ações em prol do desenvolvimento da população e da região.