Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Projeto Campo Limpo no Perímetro Irrigado Pedra Branca, no Norte da Bahia
conteúdo

Notícias

Projeto Campo Limpo no Perímetro Irrigado Pedra Branca, no Norte da Bahia

O Perímetro Irrigado Pedra Branca, localizado nos municípios de Curaçá e Abaré, na Bahia, recebe a edição 2010 do Projeto Campo Limpo, hoje (10), no Centro Administrativo.
publicado: 10/11/2010 09h42, última modificação: 06/10/2023 17h09

O Perímetro Irrigado Pedra Branca, localizado nos municípios de Curaçá e Abaré, na Bahia, recebe a edição 2010 do Projeto Campo Limpo, hoje (10), no Centro Administrativo. A campanha de recebimento itinerante, no Norte da Bahia, é realizada em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), e conta com o apoio de diversos órgãos governamentais, empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que atuam nos Perímetros de Irrigação, municípios e revendas associadas à Acavasf.

Esse trabalho tem o objetivo de facilitar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos utilizados na lavoura por pequenos agricultores, já que a obrigação de devolver é do produtor, prevista em lei federal, que também obriga aos fabricantes à destinação final.

No Perímetro Irrigado Pedra Branca, nos últimos dois anos, vem crescendo a adesão dos agricultores familiares às práticas orgânicas devido à política de incentivo da Superintendência Regional da Codevasf. Com isso, de acordo com o chefe da Unidade de Apoio à Produção, Zilton Alves, da Codevasf, em Juazeiro (BA), a expectativa é de que o saldo de embalagens na localidade seja menor, a cada ano, devido à diminuição do uso de agrotóxicos.

Ele acrescenta ainda que a inserção da agricultura orgânica faz parte de um processo que deve ser educativo e integrado. “Ainda assim, temos um considerável número de agricultores que fazem uso da agricultura convencional e para eles, damos também atenção especial, fornecendo assistência técnica e extensão rural para orientá-los sobre o manejo agronômico e técnico adequado, bem como, capacitações sobre a importância do uso de equipamento individual de proteção (EPI), para preservação da saúde”, explica Zilton Alves.

O próximo recebimento itinerante do Projeto Campo Limpo acontece dia 17, no Projeto Salitre, das 8h30 às 12h.