Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Projeto Campo Limpo beneficia perímetros irrigados da Bahia
conteúdo

Notícias

Projeto Campo Limpo beneficia perímetros irrigados da Bahia

A Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA) e a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) realizaram, na última quinta-feira (20), mais uma etapa do projeto Campo Limpo, cujo objetivo é o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos de pequenas propriedades na zona rural do município.
publicado: 22/10/2010 09h11, última modificação: 06/10/2023 17h09

A Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA) e a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) realizaram, na última quinta-feira (20), mais uma etapa do projeto Campo Limpo, cujo objetivo é o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos de pequenas propriedades na zona rural do município. A coleta foi realizada nos perímetros irrigados de Tourão e Mandacaru.

Os trabalhos de recolhimento, retirada dos rótulos, classificação e embalagem são realizados em parceria com os técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que atuam nos perímetros. Na ocasião, são realizadas palestras sobre assuntos como as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos, o uso de equipamento de proteção individual (EPI), e a necessidade da tríplice lavagem das embalagens vazias.

A destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos ajuda na preservação da saúde dos trabalhadores e do meio ambiente, e é prevista em lei federal. Todo o material recolhido é prensado e encaminhado a empresas de reciclagem ou incinerado.


PROGRAMAÇÃO

Durante o mês de novembro, a coleta de embalagens tem prosseguimento. No dia 4, a equipe do projeto Campo Limpo se desloca até o perímetro de irrigação Curaçá. No dia 10, os trabalhos serão realizados no perímetro de Pedra Branca. No dia 17, é a vez do recolhimento do material no Salitre.

A programação inclui ainda no dia 22 o perímetro irrigado do projeto Paulo Afonso, a sede da associação dos moradores do povoado do Tigre e no projeto Flores da Bahia, na localidade de Baixa do Boi. No dia 23, o recebimento será realizado no centro administrativo da Codevasf na cidade de Glória e no dia 24 em Rodelas. Encerrando o mês, no dia 30 o recolhimento será na localidade de Ponto Novo.

Em 7 de dezembro, finalizando a programação, o projeto Campo Limpo chega ao município de Curaçá, atendendo também o distrito de Riacho Seco.