Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Projeto Amanhã promove inclusão digital de jovens rurais em Porto Real do Colégio (AL)
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã promove inclusão digital de jovens rurais em Porto Real do Colégio (AL)

Jovens de comunidades rurais do município alagoano de Porto Real do Colégio iniciaram esta semana mais duas turmas do curso de Noções Básicas de Informática oferecido pelo Projeto Amanhã da Codevasf. O curso, que conta com 32 participantes, ocorre na Unidade do Projeto Amanhã de Itiúba em Porto Real do Colégio (AL) e possibilitará a inclusão digital desses jovens; muitos deles nunca tiveram contato com um computador.
publicado: 27/10/2010 15h49, última modificação: 06/10/2023 17h09

Jovens de comunidades rurais do município alagoano de Porto Real do Colégio iniciaram esta semana mais duas turmas do curso de Noções Básicas de Informática oferecido pelo Projeto Amanhã da Codevasf. O curso, que conta com 32 participantes, ocorre na Unidade do Projeto Amanhã de Itiúba em Porto Real do Colégio (AL) e prossegue até 09 de novembro.

Os jovens são de diversos povoados do município de Porto Real do Colégio (AL), a exemplo das comunidades Castro e Carnaíbas. Muitos deles nunca tiveram contato com um computador. “Estou começando do zero. Quero aprender a trabalhar com o computador para poder arrumar um emprego e saber o que fazer com a máquina”, afirmou Lúcio Mário Melo, um dos jovens que participam da capacitação.

Assim como Lúcio, outros jovens acompanhavam admirados as orientações do instrutor Dejair Benjamim, administrador de empresas da Codevasf que ministra as aulas voluntariamente. “Vivemos na era da informação. A informática já é parte integrante da vida das pessoas e deixar esses jovens excluídos desse mundo é negar a participação deles na vida social”, resumiu o instrutor.

Com carga horária de 40 horas e com duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, o conteúdo do curso aborda noções básicas do sistema operacional Windows, dos programas Word, Excel e Power Point.

Essa é a quinta turma do curso Noções Básicas de Informática oferecida este ano pelo Projeto Amanhã da Codevasf, que já formou em 2010 cerca de 80 jovens rurais. Outra turma também deverá ser ofertada ainda este ano com mais 32 vagas e início previsto para 16 de novembro.

Criado em maio de 1993 por iniciativa da Codevasf, o Projeto Amanhã atua na organização e capacitação de jovens rurais que residem nos vales do São Francisco e do Parnaíba. Na área de atuação da Codevasf em Alagoas, o projeto está presente nos municípios de Porto Real do Colégio, Arapiraca, Penedo e Piranhas. A estratégia do Projeto Amanhã é inserir técnicas agropecuárias modernas no cotidiano dos produtores tradicionais por meio das novas gerações de filhos dos agricultores.