Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Projeto Amanhã comemora 18 anos com programação especial
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã comemora 18 anos com programação especial

Neste sábado, 14 de maio, o Projeto Amanhã comemorou 18 anos de atividades. Uma programação especial está prevista para marcar seu aniversário. A abertura ocorreu na última terça-feira (12), no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4º CIB), em Sergipe.
publicado: 11/05/2011 17h53, última modificação: 06/10/2023 17h09

No último sábado, dia 14 de maio, o Projeto Amanhã completou 18 anos de atividades (ver programação comemorativa abaixo) .  Instituído pela Codevasf em 1993, tem a proposta de fomentar, por intermédio de parcerias, a organização e a capacitação de jovens rurais dos vales do São Francisco e do Parnaíba, na faixa etária de 16 a 26 anos.

Desde o início, tem promovido cursos em diversas áreas, buscando adaptá-los às demandas específicas de cada localidade onde atua. Até hoje, já foram capacitados cerca de 25 mil jovens em segmentos como apicultura, piscicultura, ovinocaprinocultura e fruticultura, bem como em áreas não-agrícolas, a exemplo de corte e costura, artesanato, cabeleireiro, manicure, produção de doces, entre outras.

Capacitações em informática, visando à inclusão digital da juventude rural, têm sido um novo foco dado pelo Projeto Amanhã a partir de 2009. Já foram instalados telecentros em Nova Porteirinha (MG), Arapiraca e Porto Real do Colégio (AL) e Neópolis (SE), onde são realizados cursos básicos (Word, Excel, Power Point e Internet) e de desenhos industrial e gráfico. Mais de 400 jovens já foram capacitados nessa área. Articulações com ministérios e associações locais estão em andamento com o objetivo de ampliar a ação, possibilitando, além da formação básica, acesso a cursos à distância.

A Codevasf também tem investido na criação e manutenção de unidades de treinamento para as atividades do Projeto Amanhã. Exemplos disso são os centros de capacitação de Porto Real do Colégio (AL), Itaguaçu da Bahia (BA) e Formoso (BA). No primeiro, são promovidos cursos de tratorista, ovinocultura, piscicultura, fruticultura, agroindústria (produção de doces e processamento de carnes) e informática. Cerca de 300 jovens são atendidos a cada ano.

Já a unidade de Itaguaçu da Bahia, denominada Centro de Capacitação em Bases Tecnológicas para o Semiárido (Cebatsa), tem cursos voltados para disseminar tecnologias de produção de caprinos e ovinos. Dessa forma, produtores familiares são qualificados para promover melhorias no manejo de seus rebanhos, gerando melhores retornos e garantindo segurança alimentar. Mais de 3.000 jovens, de 30 municípios, já foram capacitados no local.

O centro de Formoso, por sua vez, se sobressai pelo número de jovens atendidos - são cerca de 500 por ano. Com a realização de cursos nos segmentos de produção e processamento de bananas, bonivocultura, cabeleireiro, corte e costura, promove-se a geração de emprego e renda para região.

A coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Leila Mota, vê com entusiasmo o futuro dessa iniciativa da Codevasf. “Para os próximos anos, as perspectivas para o Projeto Amanhã são muito boas, em virtude da possibilidade de alinhar ainda mais suas ações com as propostas do novo governo. Isso nos traz uma expectativa de ampliação da nossa capacidade de atendimento”, afirma.

PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA

O Projeto Amanhã programou algumas ações para marcar seus 18 anos. Confira:

SERGIPE

12 de maio – No auditório do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4º CIB), em Sergipe, foram realizadas palestras com os temas “História e Papel do Projeto Amanhã” e “Organismo de Controle Social – garantia para a produção orgânica”. Além disso, houve relato de um jovem que integrou o projeto, entrega de certificados aos participantes do curso de manutenção de tratores agrícolas e uma visita a uma unidade de Produção Agrícola Integrada e Sustentável (PAIS) / viveiro de mudas.

ALAGOAS

18 de maio – No Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba - CIRPA, em Porto Real do Colégio (AL), a partir das 9 horas, haverá uma programação especial que incluirá: plantio de mudas de espécies nativas no entorno da CIRPA realizado pelos jovens do Projeto Amanhã; entrega de certificados dos cursos de capacitação realizados no segundo semestre de 2010 e coffee break.

PIAUÍ

18 de maio – No auditório do Ministério da Agricultura, em Teresina (PI), a partir das 14h30, haverá uma palestra sobre o Projeto Amanhã. Às 15 horas, haverá uma homenagem aos parceiros e, na sequência, será realizado um conquetel de confraternização.

BAHIA

20 de maio – Feira de Produtos Artesanais do Projeto Amanhã com a participação de jovens das Associações de Santarém (Casa Nova – BA) e Serra da Besta (Uauá – BA), no hall do auditório da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, das 9 às 17h.

BRASÍLIA

23 a 27 de maio – Exposição fotográfica “Projeto Amanhã – 18 anos” no Espaço Cultura Codevasf

25 de maio – Palestras com temas “Orientação Profissional” e “Vulnerabilidade: sexualidade, drogas e violência” no auditório Avelino Costalonga, na Sede

MINAS GERAIS

30 de maio – Palestra sobre “Conquistas e Perspectivas do Projeto Amanhã no Norte de Minas” no Telecentro de Nova Porteirinha

31 de maio – A mesma palestra será ministrada da unidade do SESI/SENAI de Jaíba

* A programação está sujeita a modificações.